Fernando de Noronha

03/07/2015 10:20
O casal BG/RT acabou de voltar de Fernando de Noronha e nos brindaram com as seguintes dicas gastronômicas.
 
Restaurante Mergulhão: 
Restaurante tem uma das vistas mais bonitas da ilha. Tivemos muita sorte pois, sem reservar, conseguimos a melhor mesa para admirar o do por do sol.
Vale muito a pena! A cozinha brasileira contemporânea é a base da proposta gastronômica do Mergulhão. Tudo é preparado com ingredientes regionais que proporcionam sabores e aromas surpreendentemente incríveis. O cuidado estético com que os pratos são servidos e o sabor da comida abrem alas para uma experiência gastronômica interessantíssima!
De entrada comemos os bolinhos de aipim com camarão. Para o prato principal fomos na sugestão da casa: peixe na crosta de castanha! Não sobrou espaço para sobremesa mas dizem que o 'crème brûlée' de coco é de comer rezando. 
O Restaurante Mergulhão está localizado na Praia do Porto, também conhecida como Baía de Santo Antônio. Tel.: (81) 3619 0215
Varanda Restaurante:
O Varanda Restaurante fica na Vila do Trinta e é super badalado, está sempre lotado de turistas, gente animada e bonita.
O salão, espaçoso, tem opção para mesas grandes e ainda conta uma varanda muito agradável, perfeita para almoçar ou jantar com a brisa que vem do mar.
O cardápio é bem elaborado com muitas opções de frutos do mar. As entradinhas são ótimas, pedimos um mix de pastéis (queijo, camarão e carne de sol). A comida é muito saborosa. Destaque para a moqueca de peixe com molho de camarões e a incrível farofa de farelo de pão! O serviço é eficiente e, com sorte, é possível desfrutar de música ao vivo que da um charme especial ao local.
Carta de vinhos bem variada!
Vale a visita!
Rua Major Costa, nº 130 - Vila do Trinta - Fernando de Noronha https://www.restaurantevarandanoronha.com.br/contato.php
 
Restaurante O Pico:
O Pico é um 'point' badalado em Noronha. Com localização privilegiada, o espaço multifuncional abriga loja de artesanato e de roupas e uma galeria de exposições.
Há uma exposição de xilogravuras exclusivas tendo a ilha como tema.
Da cozinha, pedimos o 'ceviche' da casa e como prato principal o risoto de camarões e o espaguete ao 'pesto' com filé mignon. Infelizmente não conseguimos comer o famoso bolo de chocolate de sobremesa pois ele estava sendo feito naquela hora do término do nosso almoço (praticamente jantar). Mas há quem diga que o tal bolo é imperdível!
É, sem dúvida, o destino ideal para começar a noite na ilha com um programa que une cultura, diversão e comidinhas. 
Tel.: (81) 3619 1377 - https://www.opiconoronha.com.br/contato.html
Restaurante Xica da Silva: 
O Xica da Silva fica numa casa na Floresta Nova, esquina com a BR-363 (em frente ao trevo de acesso à Vila dos Remédios).
O cardápio é extenso e menos pretensioso que os outros restaurantes da ilha, comida saborosa (destaque para o camarão na moranga) e os preços assustam menos.
O salão é amplo, mas nas noites mais fresquinhas vale a pena ligar e reservar uma mesa na varanda. Tel.: (81) 3619-0437. 
Restaurante Palhoça da Colina: 
É uma proposta bem diferente de todos os restaurantes da ilha! O Tinho, dono do restaurante, é uma figura ímpar. Nos recebeu super bem, um belo contador de histórias da ilha, onde mora há mais de 30 anos...
Chef Danilo e Neto, o gerente, cuidam de tudo para que você tenha a melhor experiência durante o jantar. 
Localizada numa casa próxima à pousada Colina dos Ventos, com linda vista para o Morro do Pico e o oceano, atende clientes apenas mediante reserva. O jantar é servido em mesas baixas à luz de velas; você se acomoda sobre almofadões e relaxa.
As entradas servidas foram (1) salada de alface e rúcula (direto da horta do Tinho) com manga e molho 'honey mustard' e (2) queijo coalho frito com mel! De comer rezando... A estrela do cardápio é o prato mais autentico de Noronha que existe: o atum assado na folha de bananeira. Para acompanhar: farofinha de couve, arroz integral, batatas assadas no forno. A sobremesa também é um deleite: abacaxi com canela e sorvete de creme com calda de chocolate.
E quando você acha que a experiência está no fim, eis que surge Danilo, o Chef, com seu violão debaixo do braço. Levou um som suave, MPB, tudo para fechar com chave de ouro aquela que foi uma das nossas noites mais agradáveis na Ilha!
Reservas essenciais pelo tel. (81) 3619-1473. 
Restaurante do Zé Maria: 
Seus festivais (noites de bufê com música ao vivo) são atrações turísticas da ilha.
A foto (gentilmente surrupiada do site da pousada) mostra exatamente o clima: clientes fotografando enquanto Zé Maria, desempenhando o papel de "celebridade", passa o microfone à chef para abrir os trabalhos da noite.
Vale pela experiência! Para as noites de festival (quartas e sábados) é preciso reservar com muita antecedência. A Pousada Zé Maria fica na Floresta Velha. Tel.: (81) 3619-1819.