FIM DE SEMANA GASTRONÔMICO EM PIRENÓPOLIS

20/09/2011 14:24

No último fim de semana convidamos os amigos CS/AM e DM/SM para curtirem conosco um fim de semana gastronômico na Casa de Pedra. DG/LRM, também convidados, fizeram forfait em função de uma virose contraída pela DG.

Começamos com uma burrata temperada com sal, pimenta do reino e azeite de louro numa cama de manjericão toscano.

Continuamos com vol-au-vent de champignons Portobello refogados com cebola, azeite e ervas e ligados com um nada de creme de leite.

E aí começa a efeméride de um modesto menu degustação. 

Como entrada fria servimos um carpaccio de surubim defumado aromatizado com mostarda de Cremona.

Como segunda entrada servimos uma terrine maison acompanhada de pepinos e cebolas em conserva, geléia de de damasco e tomates cerejas confitados.

E a série de pratos quentes inicia-se com uma lagosta envolta em massa folheada com uma beurre blanche, temperada levemente com um Mapuche Spice.

 

Segue um lombo de cordeiro envolto em crosta de amêndoas com batatas no forno e um ligeiro molho de champagne.

 

De sobremesa foi servido um crème brûlée com mirtilos.

 

Café expresso e licores fecharam o menu degustação, com os amigos discorrendo sobre a necessidade de alteração de alguns pratos com ênfase na maior quantidade de açúcar caramelizado no crème brûlée, mais biscoitos embebidos no pavé, etc. Papo altamente gastronômico após o jantar. Após discutirmos meia hora, os detentores de ipads começaram a trocar impressões, arquivos, etc antes de irem dormir.

O dia seguinte começou com um café da manhã no parque aquático, preparado por DJ, para saciar a fome dos comensais que estavam horas sem comer.

 

Com o adiantado da hora começamos a preparar o almoço.

Foram servidos um polvo à vinagrette, e mini-tortinhas de camarões e lagostas.

 

No almoço foram servidos um escondidinho bicolor com creme de abóbora, carne de sol e creme de aipim gratinado com mascarpone, arroz, salada, mini feijoada de D.Odênia, mais um arroz de polvo.

E o fim de semana passou rápido com gosto de quero mais.

A felicidade é composta, para mim, de bons amigos sempre tendo a gastronomia presente.

Só isso! Estou feliz!