FLORIPA - PRAIA DO MATADEIRO - BORINELLI

05/01/2013 11:06
Quando eu vi estava indo para um almoço de confraternização com a família de OG. A direção era o sul de Floripa, mais precisamente na Praia do Matadeiro. 
Como gosto de pesquisar os lugares dos posts, aí vai um pouco da história da linda praia.
"Com a povoação do litoral catarinense e a abundância das baleias Franca, criaram-se as chamadas Armações, denominação portuguesa para os povoados que tinham por atividade a pesca da baleia.
As primeiras armações do nosso litoral foram fundadas em 1746, com a pesca da baleia explorada por uma companhia sediada em Lisboa, sob arrendamento da Coroa Portuguesa.
As antigas armações eram facilmente identificáveis. Havia a casa dos tanques, utilizados para extração do óleo, a residência do administrador, as moradias dos baleeiros, as senzalas e a casa dos feitores. Guardavam-se ainda espaços de campo para a agricultura básica de subsistência e pastos para o gado e alguns animais de tração.
Daí surge o nome "Praia do Matadeiro", onde as baleias eram cercadas, caçadas, mortas e então rebocadas até a enseada da Armação, na entrada da antiga Ilha das Campanhas (hoje ligada à praia por uma barra de pedras na foz do Rio Sangradouro).
no século XIX, porém, houve o declínio da atividade baleeira e a Armação foi abandonada.
Hoje, o Matadeiro guarda suas lembranças e a visita anual das baleias Franca e os seus filhotes, sempre avistadas entre julho e fins de outubro."
Coloquei algumas fotos atuais para ilustrar a beleza do lugar.
Depois de andarmos uns 30 minutos - excelente para quem tem os meniscos rompidos (rs) -, subindo e descendo o morro, atravessando um rio, demos de cara com uma praia nativa m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!
A família já estava meio que reunida no Bar e Restaurante Borinelli. A história do Sr. João Luiz Borinelli é extensa mas vou tentar resumi-la:
- Em 1953 o Sr. João (natural da cidade de Nova Trento) muda-se para Florianópolis com o compromisso de prestar serviços aos Padres Jesuítas;
- Em 1974 compra o terreno aonde está o seu restaurante. À época não foi possível conhecer o terreno pois a maré estava cheia e ele não pode chegar ...
- Mas, depois de trabalhar muito, ele e D.Paulina inauguram em 1975 o bar na beira da praia;
- Somente em 1982 chegou a luz e o Sr. João teve oito filhos e o Mário é o responsável por tocar - e muito bem! - o restaurante.
E não parava de chegar gente da família, a fome apertando, as caipirinhas sendo servidas, o JJ (garçom) pra lá e pra cá, com o maior bom humor, dando conta de todos os pedidos. 
 
Fui até a cozinha conhecer e ver se tinham condições de servir todo o mundo. E aí me surpreendi com o tamanho, organização e limpeza da cozinha pilotada somente por mulheres "envergonhadas"; resolvi tirar umas fotos e elas corriam de um lado pra outro e as fotos acabaram horríveis ...
 
Pedimos, então, para começar 2 dúzias de ostras e uns camarões à milanesa. As poucas que o LRM deixou eu comer estavam muito boas - de 24 ele deve ter comido umas 18!!! Vou até postar uma foto ...

 

 
 
A família ia aumentando ....
Partimos para escolher os pratos principais: uma anchova assada, filé de peixe ao molho de camarão e roubamos outra anchova grelhada com alcaparras de outra parte da família. 

 

Nessa altura já tínhamos 30 pessoas sentadas à mesa e eu pensando: vai dar a maior confusão com os pedidos!!! Surpreendentemente, não deu!!!
Os acompanhamentos eram os mesmos para qualquer prato: arroz, feijão, pirão, salada e fritas.
Comida simples mas fantástica - os peixes no ponto certo, o feijão excelente, arroz soltinho, fritas sequinhas - tudo muito gostoso!!!
De sobremesa, assalto a geladeira dos sorvetes com as crianças correndo e se lambuzando de tanto comer ... maravilha!!!
Almoço diferente que me fez feliz e com uma inveja boa da família da OG. Se vocês estão pensando que é mentira olha a foto no final.
Borinelli Bar e Restaurante - Especialidade/Cozinha: Frutos do mar - Lanches - Praia do Matadeiro - Fone: (48) 237 5199