FLORIPA - ROSSO RESTRO

03/01/2013 11:09
Depois do fiasco do almoço resolvemos comer muito bem, mais precisamente em Santo Antônio de Lisboa, lugarejo charmosíssimo perto de Floripa. Acionamos, então, os amigos gourmets OG e LRM, que também estão por aqui e foram um dos motivos dessa mini temporada catarinense.
LRM, como sempre, animado e comunicativo logo sugeriu irmos ao Rosso Restro pois tinha lido na Veja que é o melhor restaurante de frutos do mar de Santa Catarina.
Santo Antônio de Lisboa apresenta uma arquitetura açoriana nas suas ruazinhas e o Rosso chama a atenção pelo estilo bem descolado e moderninho.
 
Muito bem montado, sua fachada envidraçada deixa transparecer o ambiente principal, onde o vermelho é a cor dominante, assim como o deque à beira da pequenina praia, com piso forrado de conchas. Existe coisa melhor do que comer bem, num restaurante charmoso, com um serviço nota 10?
Ao chegarmos o chef Alysson Müller estava dando as boas-vindas aos clientes e simpaticamente nos acolheu. Papo vai, papo vem nos acomodamos de frente para o mar.
Um pouquinho de história do chef: "O manézinho Alysson Müller nasceu no bairro Vendaval de Biguaçu, cidade da região metropolitana de Florianópolis e é um dos maiores chefs de Santa Catarina na atualidade. Filho de proprietários de restaurante, desenvolveu o gosto pela gastronomia ainda muito jovem. É autodidata, já foi auxiliar da cozinha de Zeca d′Acampora e professor de gastronomia. Hoje, também comanda um programa de televisão na TVCOM, e um programete de rádio na Itapema FM. As atrações mostram a culinária catarinense sob a ótica de um chef do estado."
"Um cozinheiro apaixonado por gastronomia", assim se descreve o Chef Alysson Müller.
Começamos, É CLARO, com duas porções de ostras in natura e limão siciliano. Fantásticas como sempre!!! Por mim parava aí, ou melhor, comeria umas 20 porções ...
Por indicação do chef pedimos uns bolinhos de siri, receita da sua família que estavam crocantes, saborosos, maravilhosos ...
Eu e DJ escolhemos a pescada amarela ao bobó de camarão feito com mandioquinha, leite de coco, azeite de dendê, acompanhada de arroz de amêndoas e alho poró, e pirão de peixe. 
 
Falar de peixe no litoral catarinense é covardia. A pescada amarela, alta e suculenta, cozida à perfeição, sozinha já mereceria todos os elogios. O bobó de mandioquinha estava igualmente saboroso mas a pescada foi o destaque.
OG e LRM escolheram o peixe do dia com crosta de limão confitado, acompanhado dos mesmos coadjuvantes da pescada. 
Provei e achei muito bom com o confit de limão sobressaindo na medida certa! O pirão com um toque de pimenta mereceu elogios também.
LRM, meu sommelier particular, mandou vir um Dão Quinta do Correio 2010, um branco leve e de média acidez, elaborado a partir das castas Malvasia Fina (40%), Bical (25%), Cercial (20%) e Encruzado (15%), que casou harmoniosamente com os pratos escolhidos. Acabou? Manda outra ....
Rua Gilson da Costa Xavier, 201 - Bairro: Santo Antônio de Lisboa - Cidade: Florianópolis - Telefone: 3206-7665 - Lugares: 100 - Horário: 12h/0h (dom. até 17h)