FRANÇA - NICE - CHAT NOIR CHAT BLANC

27/06/2012 16:51
Numa ruazinha típica atrás do Cours Saleya, na Velha Nice, um bistrozinho que comporta no máximo 20 pessoas, serve uma comida de excelente qualidade.
É o Chat Noir Chat Blanc dos Chefs, super simpáticos,  Giorgio Grilenzoni (milanês) e Nicola Sikic (Nico), aberto em 2010.

 

Se você ama a cozinha mediterrânea, com menus compostos em função dos produtos frescos da estação que são comprados no mercado ao lado, é lá que você deve ir.
A ruazinha é um charme! As mesas, como é verão, ficam na rua mesmo e de vez em quando passam umas Vespas zunindo pertinho de você. E são quase grudadas umas nas outras - diria que num espaço de no máximo 10 cm. A proximidade é tanta que você participa da conversa, empresta o isqueiro para o vizinho acender o cigarro, vê em close o que ele está comendo, etc ...

 

O menu é apresentado na velha fórmula do quadro negro com no máximo quatro opções de entradas e quatro de pratos principais. A carta de vinhos, idem!
 

De repente, Giorgio larga tudo e vai para a cozinha preparar um prato - a cozinha é um pouco maior do que a minha em Brasília !!!

 
Escolhemos de entrada um foie gras terrine, abricots et amandes e umas saints-jacques au sel et caviar d'aubergines - ótimas entradas.
 

 

 
Como pratos principais fomos de  risotto plancha, loup et poivrons e lentilles du Puy au lard et St.Pierre grillée (no ponto de cozimento certo - crocante); algumas folhinhas de rúcula baby davam uma crocância ao prato. De repente faço em Piri - aguardem os convites!!!
 

 

Acompanhamos com um Rosé Teres Vin de Pays des Maures que harmonizou perfeitamente com os pratos escolhidos e com o calor que fazia ...
Voltamos a pé para o hotel observando o movimento na "Vieille Nice" e para fazer a digestão do delicioso jantar.
Restaurante Chat Noir Chat Blanc - 20, rue Barillerie, "Vièia Vila" - Nice; 04-93-80-28-69; www.chatnoirchatblanc.com