FRANÇA - NICE - LENÔTRE

28/06/2012 15:45

Depois de um petit déjeuner bem francês (suco de laranja natural, café e croissant), fomos passear por Nice sem destino certo, até que passou um Hop-on Hop-off! e embarcamos nele para conhecer a cidade, seus edifícios, palácios, praias, porto, etc ...
 
 

 

 

Ao final de duas horas e com o calor que está fazendo por aqui deu uma fome média; no caminho verifiquei que existia uma Boutique Lenôtre e que o ônibus nos deixaria bem em frente. 

Apesar do célebre Chef Gaston Lenôtre ter nos deixado em 2009, aos 88 anos, o seu império gastronômico continua e muito bem por sinal!
Uma das suas frases mais conhecidas é: "Sempre faço as coisas com paixão, com o coração, jamais pensei em ganhar dinheiro".
Demos uma olhada na vitrine e vimos que, pelo menos, os doces eram fantásticos ...
 
 
Num balcão-vitrine, já no interior da loja, constatamos que poderíamos comer alguma coisinha para tapear o apetite até o jantar: foie gras entier, uma terrine de codorna, saladas, quiches ... inclusive no fundo da loja tem um pequeno restaurante com cadeiras e mesas em tons de roxo. 
 
 
Também pode comprar para levar para casa. Até chaveiro com a marca Lenôtre tem!
Escolhemos então uma quiche lorraine com uma saladinha de tomates, mesclun, bolinhas de queijos muçarela, nozes, pequenas alcachofras com um vinagrete muito suave entre os ingredientes que me lembre. Sempre fui meio metido a fazer quiches, mas essa estava de evocar o espírito de GL e agradecer por ter deixado a receita ...
 
 
De sobremesa pedimos uma tartellete aux fraises e um millefeuille - com mil folhas verídicas e transparentes, crème pâtissier  "lenotreano" - descobri que as pessoas que escrevem blogs gastronômicos podem criar as palavras que quiserem para exprimir os seus sentimentos ...
 

 

 
Como a Madame que nos atendeu não deixou tirar fotos, as que conseguimos fazer, sem flash, escondidas não saíram muito boas, mas dá para se ter uma noção do que foi essa rápida refeição!!!
 
Lenôtre - 14, Avenue Félix Faure, 06000 Nice - Tel.: +334 92 26 17 00 - Site: https://www.lenotre.fr