FRANÇA - ST.PAUL DE VENCE - LA COLOMBE D'OR

30/06/2012 19:37

Esperei muitos anos da minha vida para voltar a Saint-Paul de Vence e conhecer o Restaurante La Colombe D'Or. Reservei o restaurante há exatamente 3 meses e o dia chegou!

Antes uma pequena história do local: "La Colombe d'Or, lendário restaurante da família Roux, é famoso em todo o mundo por oferecer um clima romântico aliado a uma cozinha provençal caseira e uma magnífica coleção privada de arte do século XX.

Desde 1920, o falecido Paul Roux recebia alguns dos maiores artistas modernos: de Miró para Matisse, Chagal para Calder, Buffet, Braque e Bonnard, Léger, Dufy, Utrillo e o pai de todos eles: Pablo Picasso. Todos se hospedavam lá e pagavam suas contas, com pinturas, esculturas e desenhos, deixando um legado de valor inestimável!

Hoje, nada mudou. Os 14 quartos e 11 suites exclusivas são cheias de mistério, decorados com texturas esteticamente agradáveis, cores, tapeçarias grandes, belas pinturas originais na parede, móveis antigos e flores frescas em bonitos vasos. Os banheiros ostentam belíssimos  azulejos e em algumas suítes, banheiras de hidromassagem."

"La Provence a un tresor, c'est une Colombe D'Or" (Cesar)

Chegamos lá no horário marcado e a mesa reservada embaixo de uma figueira contemplava uma plaqueta: Mr. Gaffrée.

É um batalhão de garçons, coumis e sommeliers muito bem treinados, simpáticos e atenciosos.

Mas vamos lá!

O couvert é simples com pães de ótima qualidade, azeitonas da região e manteiga.

Pedimos de entrada Hors D'Oeuvre Colombe D'Or avec sa charcuterie, que foi um exagero de crudités com anchoiade, charcuteries de várias espécies, cebolas confitadas, arroz com açafrão, creme de couve-flor, champignons, anchovas, cuscus marroquino, pimentões assados, lentilhas, berinjelas, ets, etc ...... um verdadeiro show!

DJ pediu uma Pièce de boeuf aufour avec le gratin dauphinois, deliciosamente bem feito e apresentado.

Eu pedi um Civet de lapin du facteur  - na tradução facteur = carteiro (?). Prometo que vou aprofundar o que quer dizer! Mas estava divino, cozido no próprio sangue, complementado com vinho tinto, os próprios miúdos do coelho e champignons. Comida de gente grande!

Para acompanhar pedimos um Côtes de Provence Rosé Reserva La Colombe.

De sobremesa um Sorbet aux framboises avec tuiles aux amandes .... ai,ai, ai! Delícia!

Expressos e uma grappa aromatizada com tangerina de brinde. Um detalhe: junto com o café são servidos uns palitinhos compridos de chocolate que vão derretendo à medida que você bebe ...

Depois uma voltinha pelo interior do hotel para apreciar as obras de arte!

Valeu a pena esperar tanto tempo!

La Colombe D'Or: 1 Place du Général de Gaulle - Saint-Paul de Vence - www.la-Colombe-dor.com