HOLANDA - AMSTERDAM - 5&33

20/06/2014 12:02

Viagem é uma maratona: chega no aeroporto com no mínimo 2 horas de antecedência, não consegue dormir (ainda mais nas poltronas da classe econômica da Air France), espera mais duas horas e faz conexão para Amsterdam, além do fuso horário de 5 horas, etc ... Então chegamos 'mortos' no Art'Otel (vale um post à parte) e fomos jantar no 5&33, no próprio hotel.

Restaurante super transado, como o hotel, que recebeu o prêmio de Melhor Restaurante de Design 2013 do Entree Magazine. Tem um nome muito curioso originado dos números 5&33, referindo-se às duas entradas do prédio que abriga o restaurante. A entrada do Art'Otel está no nº 33, enquanto o restaurante está no nº 5.

O 5&33 é especializado na comida italiana. Eles contrataram um transportador/produtor italiano que traz sistematicamente iguarias da Itália como mortadelas, presuntos, queijos, burratas, etc,  direto para o 5&33.

O conceito de comida é baseado no estilo 'Cicheti', que são pequenas porções que se come na Itália - tipo 'tapas'! A cozinha é aberta e se parece com um enorme bar.

Como queríamos comer e ir dormir optamos por uma entrada e um prato principal. Mas tenho que destacar a foccacia e 'pizza branca', que é servida normalmente com sal grosso e alecrim - mas a daqui é coberta de grãos, dando um sabor totalmente diferente do que já comi. Excelente!

Começamos, então, com um prato chamado 'Grand selection of cured meat & cheese', com presunto San Daniele, Coppa, Mortadela e queijos Grana Padano e Manchego. Felicidade total!

E depois escolhemos um 'Tagliolini with truffles', que estava s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l!!!! Massa caseira com cozimento perfeito, amanteigado na medida correta e com pedacinhos de trufas frescas de Alba. Se não estivesse com tanto sono, pediria uma banheira e pularia dentro!!!! Uma comida tão simples e tão gostosa ...

De sobremesa DJ partiu para o tiramisù, claro! Super leve, maravilhoso!!!

Indo a Amsterdam, é parada obrigatória!!!!

5&33

Martelaarsgracht, 5 ou entrando pelo Art'Otel, Prins Hendrikkade 33