HOLANDA - AMSTERDAM - D'VIJFF VLIEGHEN

22/06/2014 14:25

Ir ao d'Vijff Vlieghen (As Cinco Moscas), em Amsterdam, é voltar ao passado. O restaurante ocupa cinco casas adjacentes do século 17, dispondo de nove salas de jantar interligadas recriando a atmosfera da Idade do Ouro na Holanda.

    

São destaques os quatro desenhos originais de Rembrandt, os antigos azulejos azuis de Delft e os papéis de parede em couro que revestem as suas paredes.

  

O fundador Nicolaas Kroese começou a criar um lugar especial em 1939,  e Walt Disney, Gianni Versace, Bruce Springsteen, Elvis Presley,  Jane Mansfeld, e outros que ficam 'na geladeira', já estiveram por lá.

O chef René Cramer é apaixonado pelo que ele chama de "New Dutch Cuisine", trabalhando com receitas e produtos holandeses com influência da cozinha francesa atualizada. empregando ingredientes orgânicos sempre que possível.

O serviço é atencioso e profissional, a carta de vinhos é extensa e selecionada, o ambiente notadamente romântico e acolhedor. O restaurante, ou 'Museu da Culinária', está localizado no centro de Amsterdam.

Começamos com pãezinhos escolhidos diretamente de uma cesta oferecidos pelo garçom, acompanhando um pote de manteiga e uma maionese de manjericão leve e deliciosa.

Em seguida veio uma 'verrine' com um de pepinos e creme fresco, adornado por uma azeitona defumada. Tenho uma antipatia por pepino pois me faz lembrar dele durante horas, o que me fez não aprovar o 'amuse-bouche'. Até a foto saiu péssima!!!

Optamos pelo menu degustação com três cursos e duas opções para cada etapa.

DJ escolheu de entrada um atum cozido no ponto, saladinha de brotos e rabantes, uma 'canelle' de batata doce. Prato principal: um meio galeto muito bem cozido com petit-pois e seu próprio molho. Sobremesa: sorvete de canela com musse de banana. Gostou assim, assim ...

 

Optei por entrada tipo 'tartare du boeuf' com uma saladinha de brotos e ovo 'poché' e mostarda temperada. Prato principal: um peixe bem feito, com legumes, bolinhos de frutos do mar (não gostei!). Uma tábua de queijos como sobremesa que poderiam ser melhores.

 

Acompanhamos com um Côtes du Rhône - Parallèle 45.

Esperava mais da cozinha do chef René. A compensação veio da atmosfera do restaurante - me senti o próprio Harry Porter no seu ambiente ....

Endereço: Spuistraat 294-302, 1012 VX Amsterdam, Holanda - Tel.:+31 20 530 4060 - Horário: 18:00–22:00