HOLANDA - AMSTERDAM - VAN DOBBEN

27/06/2014 07:40

Passeando por Amsterdam, fizemos um pit-stop (adoro fazer pit-stop) no excelente Van Dobben - nada de sofisticação, bem povão, com produtos de ótima qualidade, atendimento rápido e primoroso.

Um pouquinho da história do Van Dobben: aberto desde 1940, por Aat Van Dobben e sua esposa Eugenie Laaper, tem paredes de azulejos brancos e pessoal de jaleco branco que se especializaram em brincadeiras mal-humoradas, mas como não entendo nada de holandês = tudo normal! 

Eugenie trabalhava em outra delicatessem em Amsterdam quando conheceu Aat, que era fornecedor de carne. Como não tinham muitos recursos para alugar um imóvel em Regulierdwarsstraat, decidiram ir para perto do mar e montaram um café de bom nível que virou ponto de encontro de artistas e jogadores de futebol, graças aos seus 'Van Dobben Krokettens'.

Vários tipos de frios, além dos 'krokettens', fazem a cabeça de quem quer fazer uma refeição rápida e ficam expostos no balcão à sua frente. 

 

Comemos, é óbvio, o croquete que vem servido partido ao meio sobre duas fatias de pão tipo de leite e muita, 'mas muita mostarda', deliciosos. Experimentamos, também, os 'pekelvlees" (algo perto de carne em lata que fica cozinhando por horas a fio) - outra dica é pedir um halfom se você estiver interessado em misturar com fígado.

 

 

A crítica gastronômica da cidade aponta como a melhor opção de croquetes da cidade - comi o do Febo e gostei muito também!

A casa também faz trabalho de catering e encomendas e há uma filial no bairro Pijp.

Vale a pena dar uma paradinha e se deliciar com os seus croquetes e sanduíches.

Endereço: 5-7-9 Korte Reguliersdwarsstraat