JOÃO PESSOA - LA TERRASSE

24/11/2012 14:17
"Quarenta e cinco anos de história na arte culinária encontraram morada na capital paraibana desde junho de 2011. No aconchego do restaurante La Terrasse, em Tambaú, a história de dois homens dedicados a caminhos que não se desvencilham continua montando, prato a prato, novas trajetórias em paladares, talentos ímpares e laços de amizade.
Foi o encontro no Brasil com o chefe de cozinha francês Roger Muller que encaminhou o português José de Ascenção em uma longa e prazerosa empreitada. Formado em hotelaria na Europa, o jovem de 22 anos abriu junto com Roger, em São Paulo, o restaurante La Cocagne, em 1966.
Um ficou responsável pela culinária e o outro pela administração. 
 Não imaginava José que, em poucos anos e com o reforço incondicional do chefe alagoano José Pereira, a experiência de primeiro negócio se transformaria em uma rede de restaurantes com referência nacional e internacional. Sempre com um ambiente intimista, prezando por poucas mesas e uma decoração peculiar, eles viram a clientela crescer ao ponto de precisar abrir outra casa. Não queriam aumentar o espaço para não perder as características que tanto conquistaram os clientes, com a cozinha artesanal e o ambiente tranquilo. Assim, em 1974, resolveram abrir outro Restaurante, o La Cocagne Jardins, no bairro Jardins.
A partir de então não parou mais. Em 1980 veio o La Truite Cocagne especializado em trutas, em São Paulo; depois, em 1985, o mesmo no Rio de Janeiro; em 1987, outro La Cocagne no Rio; e, em 1994, um em Lisboa. Em 1996 e 2004 vieram mais dois Le Bistrô Cocagne, em São Paulo. O formato foi o mesmo em todos. Mesma comida francesa com pitada brasileira, mesmo ambiente, tudo. E lá estava o fiel Pereira acompanhando todos os novos restaurantes ao longo dos anos, inclusive o de Lisboa.
Decidido a viver com mais tranquilidade, José vendeu os restaurantes, deixando aberto apenas um em São Paulo, e mudou-se com a família para João Pessoa em 2007. Cansado das viagens para São Paulo e sem ver as coisas andarem bem, em 2010 ele decidiu fechar o último restaurante, mas não aguentou ficar muito tempo longe do ofício ao qual dedicou a vida inteira.
Entediado por não ter nenhuma atividade decidimos comprar um terreno em Tambaú. O La Terrasse levou um ano para ficar pronto e a opinião dos amigos paraibanos foi muito importante para adequar nosso modelo à realidade da Paraíba.
Mantivemos então as mesmas características que garantiu o sucesso dos outros 12 restaurantes. Com 50 lugares, uma decoração charmosa onde os detalhes fazem toda a diferença - como flores sobre as mesas, antigos lustres holandeses e um vitral de mais de 100 anos - e um cardápio com pratos individuais que vão de R$ 29 a R$ 68, o La Terrasse se converteu, em pouco mais de um mês, na preferência dos que já conheciam em São Paulo o La Cocagne, e principalmente dos que experimentaram uma culinária nunca vista em João Pessoa. Com uma clientela que só aumenta, o nosso desafio terminar o treinamento da equipe para fazer o diferencial que os Josés fazem questão de garantir. Se depender do talento e profissionalismo de José Pereira e do bom gosto e amor pelo que faz de José de Ascenção, o sucesso do objetivo parece estar mais do que garantido." https://www.laterrasse.com.br
 
Deixei o texto como está para que vocês conhecessem um pouco da história do restaurante e do José de Ascenção Oliveira, que acabei de conhecer. Se conseguisse reunir numa publicação todas as histórias de pessoas que, como esta, fazem o mundo da gastronomia acredito ter cumprido o meu papel nesta vida. Me encanto, cada vez mais, com esse mundo mágico e sacrificado ao ouvir relatos como este!
Deixando a parte sentimental de lado, fomos conhecer o La Terrasse aqui em JP. De imediato comentei: se um dia eu abrisse um bistrô, ele teria essa cara!!! Uns 30 lugares, com uma decoração simpática, numa casinha simples, com um serviço atencioso e uma cozinha que sabe o que faz!

 

Um couvert com pães e torradas, e manteiga, azeitonas e uma pastinha ... apenas!
O cardápio é simples e tradicional: há quanto tempo eu não via um Medalhão de Filet ao Marchand de Vin ou um Steack ao Poivre, ou um Filé a Diana num cardápio de um restaurante.
Foi difícil a escolha, mas cravei "Steack ao Poivre – batata frita e arroz"; e não me arrependi pois estava excelente. As batatas fritas crocantes me remeteram a Paris ...
Dj escolheu um "Filet ao Molho de Mostarda (Dijon) – batata frita e arroz", pedindo para ser com arroz à grega; pedido prontamente atendido.
E AM um "Lombo de Cordeiro ao Roti de Alecrim – arroz e batata gratinada".
De sobremesa: "Torta de Chocolate"
Que jantar maravilhoso!!! Um humilde conselho ao José: "não perca as esperanças pois ainda precisamos comer maravilhosamente bem nesta vida".
Entre em contato através dos dados abaixo:
Tel.: (83)3247-4112 ou contato@laterrasse.com.br
Endereço: Av. Olinda nº 402, Tambaú. João Pessoa - PB.
Horários de funcionamento: Almoço somente aos domingos das 12:00 às 16:00h; jantar de Terça a Quinta das 18:30 às 00:00h; Sexta e Sábado das 18:30 às 01:00h.
Cartões de crédito: Visa, Visa Electron, Master, Maestro e Amex.