LONDRES - OLIMPÍADAS E ROBERTA SUDBRAK

25/07/2012 13:07

 

Tendo em vista o meu ócio obrigatório, tenho lido muito! Como os assuntos recaem sobre as Olimpíadas, que começam oficialmente no próximo dia 27, resolvi fazer um post sobre a gastronomia nesse magnífico evento.
Comecei lendo o excelente artigo de Katrina Heron, do dia 24/07, sob o título de "Como os jogos Olímpicos de Londres irão revolucionar os alimentos" (https://www.thedailybeast.com/articles/2012/07/24/how-the-london-olympic-games-will-revolutionize-food.html)
Depois do "desastre culinário de Pequin", os ingleses se prepararam para servir 14 milhões de refeições, sendo que os atletas consumirão 1,2 milhões delas - 65.000 no dia mais movimentado.
Um intrépido grupo de planejadores de alimentos trabalharam 18 horas por dia, durante cinco anos, pesquisando cada alimento e escolhendo os mais saudáveis para atender a todos à velocidade da luz. Tal movimento foi chamado de " a maior operação de paz de catering no mundo" e engloba: 330 toneladas de frutas e "comida veg", 100 toneladas de carne, 21 toneladas de queijo. Se esta visão do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos  de Londres (LOCOG) for bem sucedida, irá abrir o caminho para um prêmio muito maior: um novo padrão para a aquisição e consumo de alimentos saudáveis em Londres. Será que o nosso COB (Comitê Olímpico Brasileiro) pensa assim também?
O prefeito de Londres Boris Johnson posa para a mídia com um prato de comida no refeitório  dos atletas durante uma oportunidade de mídia na Vila Olímpica e Paraolímpica em Londres, quinta-feira, 12 julho.
Aldeia Grã-Bretanha Olimpíadas Atleta
Todas as novas regras dos Jogos para a grande parte da comida servida, deverá estar de acordo com o "Red Tractor" (um selo de alimento independente de aprovação lançado pelo Primeiro-Ministro Tony Blair em 2000); o peixe deverá ser comprovadamente sustentável, as galinhas, criadas fora das gaiolas, irão fornecer os ovos, o leite e o frango serão orgânicos e a água potável pura.
Os alimentos locais e regionais são uma grande parte do plano. O cordeiro galês, a torta Leicestershire Stilton, a charcuteria Perthshire (Escócia), os tomates da Ilha de Wight e o pão "sourdough" do bairro londrino de Tower Hamlets, cozido em forno de tijolo revestido com turfa.
"A única coisa que ninguém sabe ainda é: será que o McDonalds vai continuar a seguir as normas alimentares dos Jogos Olímpicos, depois? Estamos na esperança de ouvir."
E o artigo segue dando mais detalhes do que será a culinária em Londres, durante e depois dos Jogos Olímpicos. Vale a pena ler!
Mas queria aproveitar também para fazer um comentário sobre a ida da Roberta Sudbrak para ser a Chef da delegação brasileira.
Todas as fotos publicadas pelos jornais mostram a felicidade da Roberta em estar participando desse desafio. Ela que é ex-jogadora de handebol, ex-cozinheira do Presidente FHC, com o seu restaurante sendo eleito este ano 71º melhor do mundo, pela prestigiosa revista britânica Restaurant, promete refeições caseira e farta. "Todos os dias vamos ter uma comida muito simples, muito bem feita, com rigor técnico aplicado ao máximo, mas sempre caseira. Quanto mais caseira, melhor", disse a chef à BBC Brasil.
Edson Lopes Jr./Terra
Com Bernard e Marcus Vinicius, Sudbrack posa no refeitório do Crystal Palace (Foto: Iivo Gonzalez / O Globo)
Que Deus a inspire bastante no Crystal Palace fazendo uma comida deliciosa e que o Brasil possa trazer o maior número de medalhas possível. Estou na torcida!!!