MANAUS - BANZEIRO COZINHA AMAZÔNICA

05/09/2013 23:58
O restaurante, inaugurado em 2009 pelo chef Felipe Schaedler, conquistou o título de melhor cozinha regional da cidade e um dos seus carros chefes, a costela de tambaqui, venceu como a mais saborosa de Manaus.
Catarinense de nascimento e amazonense "de alma", como ele se rotula, está em Manaus há muito tempo depois de estudar gastronomia, fazer especialização e estagiar em famosos restaurantes paulistas como o A Figueira Rubaiyat e a Vinheria Percussi. Antes de abrir o restaurante Banzeiro, Felipe 'mergulhou' na Floresta Amazônica, ouviu os caboclos e escolheu, pessoalmente, cada fornecedor e cada produto. O cardápio traduz a alma de Felipe, pois transforma a simplicidade dos pratos regionais com criatividade, e intervenções inteligentes. Toques preciosos para figurar no papel principal, de melhor restaurante da cozinha amazônica em Manaus.
Eu diria que o restaurante possui um ambiente elegante, sem passar uma ideia de sofisticado. O serviço acompanha no mesmo estilo ...
Então fomos nós, DJ e eu, conhecer este restaurante com muitas indicações de amigos gourmets e alguns blogs especializados. Liguei à tarde, mas não aceitam reservas - deveria para a entrada não ficar lotada! Mas chegamos cedo e conseguimos uma mesa sem nenhuma espera - 15 minutos depois, já estava cheio!
De imediato o garçom coloca um potinho com tacacá e pimenta, e fatias de limão, que será o tempero principal da refeição.
De entrada pedimos o 'Queijo coalho assado com geleia de cupuaçu e pimenta', seguindo a onda do Rodrigo Oliveira - muito bem feito.
É o tipo de entrada que você combina com o que quiser, mas a ideia de utilizar o cupuaçu ficou perfeita. Uma Cerpa acompanhou ... Fiquei impressionado com a quantidade de vinhos, inclusive tintos, servidos numa noite de 30 e tantos graus.
Então é servido 'de grátis' umas canequinhas com um saboroso caldinho de peixe.
Seguindo, DJ escolheu um 'Tambaqui à Belle Meunière' - filé de peixe grelhado com molho à base de manteiga com alcaparras, champignon e camarão, acompanhado de arroz com brócolis e batatas sauté. Prato super 'old fashioned' que estava correto mas poderia ter um toque de modernice utilizando, por exemplo, champignons de Paris frescos, no lugar dos abomináveis champignons de potes de vidro. Mas, tudo bem!
Prosseguindo: escolhi o 'Corte de tambaqui grelhado com flor de sal, arroz negro e farofa de uarini com ovos' e, aí meus amigos, confesso que foi um dos melhores peixes que comi na minha vida. Crosta dourada amanteigada e interior úmido chegou a me emocionar - o prato estava abarrotado de sabores com o arroz negro no ponto certo de cozimento, a farofa de uarini na perfeição de recém feita. Há muito não me encantava com uma refeição ... 
E aí cito as palavras  do chef Felipe: “Além dos mistérios que guardam as florestas e os rios, o povo e suas tradições, a amazônia envolve nossos sentidos de forma plena e definitiva. Estar em uma região de tamanha diversidade e riqueza abre infinitas possibilidades a serem exploradas. São tantos os encantos, que o fascínio se torna inexplicável em palavras. É melhor traduzir em arte, através da gastronomia. Esta foi a linguagem que escolhi para consagrar o local onde escolhi viver e trabalhar. Mostrar a gastronomia do Amazonas para o Brasil e para o mundo e divulgar esta terra que eu amo é o meu maior sonho e objetivo”.
Poderia ter parado por aí mas quis continuar a me deleitar e pedi o menu de sobremesas. Chef, aceite o meu conselho, e não ofereça mais este menu que só na sua feitura parece aqueles de classe inferior com as fotos dos docinhos.
Mas vamos a ela: 'Musses de cupuaçu e chocolate', que esperava mais. Só isso. 
E aí você me pergunta: o que significa banzeiro: "série de ondas formadas pela pororoca ou pela passagem de uma embarcação a vapor e que quebram violentamente na praia ou nas margens do rio". 
 
Endereço: R. Libertador, 102 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM, Tel.:(92) 3234-1621 - Todos os dias das 11:30 às 15:00 hs e de 18:30 às 23:30 hs.