MANAUS - CACHAÇARIA DO DÉDÉ

06/09/2013 22:47
Queríamos um oásis para comer depois de andar sob o sol a pino pelo mercado municipal, porto, Teatro Amazonas (belíssimo) e enfrentar o trânsito caótico do centro da cidade de Manaus.
Tinha uma indicação para conhecer a Cachaçaria do Dedé, no Manaura Shopping e partimos para lá. Chegamos ao oásis que tanto queríamos e nos deparamos com as prateleiras repletas de centenas garrafas de cachaças, cervejas, uísques, com embutidos e queijos de primeiro mundo, bacalhau, pirarucu, e outros produtos dignos de frequentar a mesa de qualquer gourmet. Fomos muito bem atendidos por uma moça que nos mostrou os produtos típicos da Amazônia que estão disponíveis por ali: pimentas, licores, etc .... como a sede era grande resolvemos ir para o 2º andar onde estava mais vazio e menos barulhento.
 
Pedi um chopp da Brahma, bem tirado e na temperatura ideal; DJ pede um suco de graviola ao rapaz que nos atende por sugestão dele. Logo retorna para dizer que não tinha o bendito suco e a escolha recai, então, para uma limonada bem gelada. 
Passamos a ler o cardápio e nos deixar em dúvida sobre o que escolher. Várias coisas boas!!!
Um pequeno problema com as entradas: grande quantidade de pastéis e bolinhos servidos - porções de 10 ou 12 para uma entrada. Perguntamos ao garçom os tamanhos e ele nos mostrou com as mãos ... Após escolhermos, ele praticamente sumiu e precisávamos procura-lo para que ele viesse até à mesa. Estamos acostumados com atendimentos péssimos na maioria dos serviços me Brasília mas este suplantava a nossa paciência. Comecei então a reparar nos outros atendentes - igualmente fora do ar!
A comida foi servida e foi meio que decepcionante, sem muito sabor e nada demais. 
Bolinhos de macaxeira, trio de escondidinhos - bacalhau, camarão e carne de sol -, e pirarucu com risoto de tucupi e jambu  com farofa de castanha.
 
De repente é um bar para uma happy hour e pronto! Segundo li foi eleito o 'Melhor Cozinha e Melhor Happy Hour de Manaus 2012/2013' pela Revista Veja. Já me dei muito mal acreditando nessa história.
Também li num blogueiro local (Aondefui) que "Ali todos precisam atender igualmente mal" ou "O martírio dos clientes do Dedé é sempre o mesmo: os garçons parecem sempre estar fazendo algo mais importante, andando com pressa da porta de entrada em direção aos fundos, olhando para o mais absoluto, intangível e profundo nada"... e por aí vai! Dou inteira razão ao que escreveu Ismael Benigno.
Pegando mais um gancho dele: "Você está num dos mais belos restaurantes de Manaus, um verdadeiro antro de cheiros e graduações alcoólicas, e tudo o que quer é que aquilo acabe logo". E foi o que aconteceu conosco pois tínhamos planos de levar vários produtos ali expostos e no final sequer quis olhar para trás.
Dá pena ver um local com bastante atratividade se deteriorar por conta de uma rapaziada mal treinada e simples de resolver. Existem muitos profissionais no ramo que dariam um jeito em no máximo três meses.  
Gosto de comer e escrever bem sobre restaurantes mas, infelizmente, o Dedé não merece! Pena.
Av. Mário Ypiranga, 1300 -Rest.03 - Piso Buriti - Manauara Shopping - Adrianópolis -  (92) 3236-6570 e (92) 3236-6642 - voce@cachacariadodede.com.br - Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 23:30h