MENDOZA - DECENO E O.FOURNIER

27/04/2015 09:00

O tour a Mendoza começou, para mim, com uma visita e degustações na Finca DECERO que em sua curta história tornou-se uma das vinícolas mais importante da Argentina. A Finca começou a partir de zero, daí a origem do nome. A partir do solo virgem nasceu um caso da família de Thomas Schmidheiny com vinho.

Está localizada no coração de Agrelo, no sopé das montanhas. Este campo selvagem, nu, com apenas alguns "jarillas e chañares", pequenos vórtices no vento agitaram uma espiral de poeira, dançando através das videiras e mantendo as uvas saudáveis. Mais de mil metros acima do nível do mar, a vinha é uma dos mais altas da região.

     

E aí se desenrola a história do lugar que pode ser lida em toda a sua plenitude no site https://www.decero.com/es/nosotros/decero/.

De lá partimos para a O.FOURNIER, fundada em 2.000 com o objetivo de criar um grupo 'bodeguero' multinacional focado no segmento de alta qualidade.

A adega está localizada em uma fazenda de 263 hectares, no departamento de San Carlos, a 105 km da cidade de Mendoza, Argentina. O local tem grande atração cênica para o turismo: a paisagem natural do sopé da montanha é um planalto com vistas magníficas sobre os altos picos com neve em grande parte do ano e da paisagem cultural que é típica de Mendoza.

   

O Restaurante Urban O. Fournier, inaugurado em Outubro de 2006. É dentro do Centro de Turismo, que inclui uma sala subterrânea e adega privativa da vinícola. É acessado por uma escada da adega ou pela entrada principal. A estrutura do cubículo de vidro sobre um espelho de água, juntamente com uma decoração sóbria e minimalista, permite que a proeminência da Cordilheira para até 60 comensais podem admirá-lo a partir de qualquer ângulo de dentro. O menu, sazonal, foi concebido pelo chef, proprietário do restaurante e co-chef, para escolher um menu equilibrado, saborosa e inovadora, com a melhor atenção. Cada menu é composto por 6 etapas destacando as duas culturas que estão presentes o tempo todo na adega:. argentina e espanhola. Para proporcionar uma melhor qualidade produtos frescos locais são utilizados. Coerente com esse princípio, a comida e o pão são feitos diariamente. Aí está o menu degustação preparado pela chef Miriam Chaves.

Pães

Trucha poché em pantumaca y bouquet de verdes

Croquetas de coliflor en emulsión de limón - a melhor etapa para mim, em termos de sabor e elaboração.

Sopa de calabaza y jengibre com almendroas tostadas em manteca, chips de camote y aceite verde - levíssima, mas pungente ...

Bife de lomo veteado em su ponto con cebolla gratinada y queso azul

Sorbete de infusión de vinos y uvas O.Fournier

Tiramisù en su más bella expression. Não gostei da apresentação 'descontruída', prefiro a tradicional.