MESA AO VIVO - BRASÍLIA

15/08/2013 09:09

Meio descrente fui ao Mesa ao Vivo pois tinha prometido a mim mesmo que não iria mais a festivais gastronômicos e afins. Os motivos são vários: os festivais viraram palanques políticos para os patrocinadores, falta de organização, 'chefs' e seus egos acima da sua capacidade, entre outros.

Mas ao chegar no IESB já vi que a coisa estava diferente e resolvi arriscar, deixando o meu pré-conceito de lado.

Dentre as inúmeras aulas disponíveis, optei pelas que ocorreriam no auditório e fiz bem!

O chef Wanderson Medeiros, do Picuí de Maceió, já estava a postos para ensinar como fazer os diferentes tipos de carne de sol, carne seca e outros. Muito simpático e bastante didático ensinou tudo sobre o assunto, partindo para a elaboração do seu prato 'Filé de costelinha de sal com cebolas ao vinho ao purê de jerimum'. Aí está uma amostra dos tipos de salgamento que tentarei no meu laboratório culinário ...

Sucesso total!

Logo a seguir surge a chef Helena Rizzo, do Maní Manioca de São Paulo, eleito um dos 50 melhores restaurantes do mundo pela revista inglesa Restaurant. Com o seu charmoso sotaque gaúcho começa a falar da sua vida e logo entra no assunto a que veio: 'Arroz de pato com pequi e Bacalhau com purê de taioba'. Verdadeira aula com as suas engenhocas modernas para acelerar/melhorar o seu trabalho.

E é aí que faço uma pausa para comentar a humildade dos dois chefs famosos que devem servir de exemplos para os que estão começando ou para os que se acham, sem serem, muito diferente do que vemos na maioria dos eventos que frequento. Basta colocar o dolmã que esses 'pseudo-chefs' se transformam num Alex Atala ou um Paul Bocuse!!!

Voltando. Eis os produtos finais da sua excelente aula.

Para terminar a chef brasiliense Mara Alcamim, do Universal Diner, e sua maneira diferente de ser ...

Preparou um 'Pargo com pesto rústico de amendoim e mangarito do cerrado', que infelizmente não pude ver a obra pronta.

Me surpreendi com os mangaritos produzidos pelo Antonio Barroso, de Pirenópolis.

Fim do primeiro dia. Muito feliz!