MONTEVIDÉU - ADEGA BOUZA

03/10/2014 08:58

Não tão longe do centro de Montevidéu - 13,5 km - está a Adega Bouza, uma empresa familiar de produção limitada cujo lema é 'trabalho em pequena escala sempre produz melhores resultados', desde 2003.  São produzidas as seguintes variedades: os vinhos brancos com a uva albariño e os tintos com as uvas chardonnay, merlot, tempranillo e tannat (que identifica os vinhos produzidos no Uruguai).

A família possui duas propriedades. A sede da empresa está localizada no distrito de Melila com aproximadamente 10 hectares e a outra unidade, onde há apenas plantações de uvas num terreno de cerca de 12 hectares, está na localidade de Las Violetas, que pertence ao departamento (estado) de Canelones.

Além da produção, a família acredita no enoturismo levando milhares de pessoas a conhecer com mais profundidade a viticultura. Chegando à Adega Bouza, você é muito recebido (inclusive por pavões, galos e galinhas que ficam ciscando pela propriedade)e imediatamente levado para uma degustação de vinhos no bem montado restaurante aonde é atendido por sommeliers competentes e aptos a esclarecer todas as dúvidas. 

 

Você pode optar por dois tipos de degustação com preços diferenciados: básica e superior. Eu e JV escolhemos a superior com degustação de quatro vinhos - o Albariño 2014 (leve e refrescante), o Tempranillo 2014, Monte Vide Eu 2012 e o Tannat A6 2012. A degustação é acompanhada de pães deliciosos feitos no local, queijos, salames, patê campagne fantásticos!

  

Terminada a degustação e depois de escolher o que você vai comer no retorno, começa a visita às instalações da adega. Inicialmente a guia nos apresenta a coleção de carros antigos da família super bem conservados e ainda em funcionamento. Uma visita à horta orgânica nos mostra como os verduras e legumes são cultivadas - todas são consumidas no restaurante.

Após, nos levou para conhecer cada canto de produção dos vinhos que não vou me deter com detalhes.

Ao retornar, a sua mesa já está pronta para recebê-lo e um 'amuse bouche' lhe dá as boas-vindas.

Escolhi um salmão defumado de entrada devidamente escoltado por um chantilly salgado e torradinhas com gergelim.

Em seguida chegaram os medalhões de polvos salpicados com curry e acompanhado de batatas cozidas.

JV escolheu o Bouza Baby Beef:  centro de entrecote com redução de Tannat nas brasas com gratin de batatas, panceta e tomates confitados.

De sobremesa escolhemos uma torta folheada de maçãs, sorvete de creme, amêndoas, morangos e uma grapa de baunilha.

Um trabalho, sério que vale a pena conhecer ....