MONTEVIDÉU - HUGO FATTORUSO - LASSH

03/10/2014 16:49

Quem é Hugo Fattoruso? Você me pergunta... Vou responder com uma curta biografia: é um compositor, arranjador, multi-instrumentista e vocalista venerado no Uruguai. Além de desenvolver uma forte carreira solo, ele tocou em vários formatos: Os Shakers , Opa , Barcarola , Cuareim Grupo , Os Covardes , La Escuelita, Fattoruso Trio, entre outros. Ele foi parceiro e colaborador de músicos como Chico Buarque, Milton Nascimento, Jaime Roos, Rubén Rada e Djavan.

Mas quem quiser saber mais acesse https://es.wikipedia.org/wiki/Hugo_Fattoruso

Pois é, ontem eu tive o prazer de conhecê-lo e fomos jantar num restaurante armênio, o Lassh, num bairro de Montevidéu. Com o seu gorro na cabeça, jaqueta amarela, calça jeans e tênis para se proteger do frio uruguaio foi bastante efusivo neste primeiro contato. Como era um jantar de família - depois eu explico -, levou a sua namorada atual (Albana, que é percursionista e sua parceira em alguns projetos), e a 'sogra' Eliane, original de Belém do Pará e que mora há 35 anos em Montevidéu.

Apesar de ter voltado há poucos dias do Japão fez questão de nos convidar para um jantar 'familiar' - depois eu explico!

Muito falante e simpático, teve que interromper o papo para dar uma entrevista via celular para uma rádio daqui.

Mudando para o restaurante: os pratos foram servidos todos de uma vez, tipo tapas - um pouquinho de cada coisa que lembra muito a culinária árabe. Não sou especializado neste tipo de comida mas reconheci a maioria deles: tabule, hammus, uma espécie de viande de Grison árabe ou armênia, pequenas almôndegas, charutinhos de uva, enrolados de repolho, pães ótimos, etc. Mais tarde, Hugo não satisfeito com as porções, pediu uma espécie de pizza com recheio de esfiha (o sabor da carne que ornava o disco era idêntico).

 

Voltando ao Hugo: contou rapidamente parte da sua história, principalmente a passada no Brasil onde contracenou com Toninho Horta, Djavan, Chico, Nana Vasconcelos, Geraldo Azevedo, Robertinho (baterista), Milton Nascimento, Fafá de Belém, Miucha, Maria Bethania, João Bosco e muitos outros amigos queridos. Ele é apaixonado pela música brasileira e sua gente.

Sabe quando você gosta de uma pessoa de pronto? Demos boas risadas com as suas histórias contadas de forma simples e despretensiosa. Relembramos a bossa nova, jovem guarda, Beatles, etc.

Resumo: é um garotão aos 71 anos de idade - só um pouquinho mais velho que eu - que vive intensamente a sua vida com uma energia de fazer inveja a muito jovem.

Chegando ao hotel fiquei pensando comigo mesmo: como ainda posso me surpreender nas minhas viagens. Todo um passado musical tomou conta da minha cabeça relembrando os tempos que não voltam mais, me fazendo vibrar novamente. Amanhã irei assisti-lo tocar pela primeira vez ...

Obrigado Hugo, você mexeu comigo! Se um dia ler este humilde post fique certo que ganhou mais um fã!!!

Ahhhh, antes de terminar. Quem é Hugo Fattoruso? É o pai da minha nora Luanda Fattoruso e sogro do meu filho JV.

 

Lassh - Av. Garibaldi, 2181 - Montevidéu - Tel.: 2200-5937