OLIVAE - INVITO - JOCA PONTES

29/05/2014 23:07
Pense num jantar 'arretado', feito por um chef pernambucano 'tampa' (diria até 'tampa de Crush') de nome Joca Pontes. Junte ao chef 'amostrado' Agenor Maia, do Olivae, eleito o melhor restaurante revelação 2014 de Brasília, pela Veja Brasília Comer & Beber. A visita faz parte do 'Invito', projeto do Olivae que este ano já recebeu três chefs para nos deliciar com as suas culinárias. 
O 'cabra' bolou um menu degustação 'da gota' com seis etapas mostrando a fusão da comida pernambucana com os requintes das técnicas francesas. “Não temos muita tecnologia na cozinha, meu negócio é forno, fogão e tempero” conta o chef. Ele já ganhou diversos prêmios como melhor chef e também seu restaurante Ponte Nova como melhor contemporâneo da capital pernambucana. É 'fera'!!!!!
Mas, 'simbora'.
O primeiro prato consistiu num camarão ao perfume de capim-santo, couve-flor e coco, ovas de salmão e patinha crocante (acompanhado de um Fausto Pizzato - Brut) estava dos deuses. A crocância da 'patinha' foi o toque principal do prato. Perfeito! 
Seguiu um pirão de aratu com vinagrete de cenoura e agulhinha frita (harmonizado com um AltoSur - Torrontes). Os aratus deram um toque a mais no pirão executado com maestria pelo chef. Pena que só veio uma uma agulhinha frita, pois estava com saudades desse peixinho pernambucano tão fácil de encontrar lá, e tão difícil por aqui!
Eis que aparece um ovo caipira “mollet” sobre pirão de queijo ao açafrão da terra, bacon Yaguara e farofa panko (PKNT - Pinot Noir). Muito mais que um ovo cozido, empanado e frito, o ovo mollet faz um certo suspense até o momento de ser apreciado – tudo porque só se descobre se o ponto certo do cozimento foi alcançado na hora em que ele é partido. Se correr tudo bem, é difícil ficar indiferente à gema amarela e molinha que escorre no prato quando se rompe com a faca a casca fina, crocante e dourada. E o chef acertou! Estava "comme il faut" contrastando com o sabor do pirão do queijo. O bacon passou um pouco, mas nada que comprometesse o prato. A farofinha de panko = perfeita!
Em seguida, um mignon de porco marinado no missô, batata doce na chapa, creme de mostarda e farofa de gengibre (La Joya Gran Reserva Merlot). O ponto do mignon de porco estava espetacular, bem rosado por dentro e crocante por fora. A batata deveria vir mais quente!
A próxima etapa - queijo de manteiga grelhado e passa de caju - foi a melhor sacada! O queijo bem tostado por fora contrastava com a delicadeza da pasta de caju;
E, finalmente, os dadinhos de chuva: cubinhos crocantes de tapioca com coco e canela, caramelo salgado, goiaba passa e manjericão (Tokay Leonis - 3 Puttonyos Aszú) encerraram o menu com chave de ouro. Brilhante!
Não 'careceu' de mais nada. 'Vou chegando que já estou empazinado'; me deu até uma 'leseira'. 'Esse menino', vai cozinhar bem assim lá em Pernambuco. Quando voltar a Brasília, me avisa!!! 'Massa'!!!!
Olivae Invito – Joca Pontes - Data: 28 e 29/05 – horário: a partir das 20h - Restaurante Olivae (405 sul, Asa Sul) - (61) 3443-8775 - facebook.com/olivaerestaurante