PARATY - BANANA DA TERRA

24/04/2015 14:53

Alguém tem dúvida que Paraty é uma das cidades mais charmosas do Estado do Rio de Janeiro? Quem acha, pode continuar a ler .... e para lá foram dois colaboradores do Amigo Gourmet (BG/RT) que comeram no restaurante Banana da Terra.

As especialidades da casa são "as coisas do mar", tipo comida caiçara, vinda lá de trás com os índios, que se transformaram em habitantes da ilha e nos deixaram a comida de raiz.

A decoração é tipo de bistrô brasileiro com objetos espalhados aqui e ali, e as toalhas brancas das mesas combinando com os pratos e utensílios de cerâmica dão o charme do local.

O serviço é bastante correto.  

O talento da chef pode ser notado em todas as etapas da refeição. O couvert inclui pães caseiros, robalo desfiado defumado, caldinho de baroa com roquefort e bolinho de camarão com catupiry sequinho, com recheio cremoso.

Para provar o crustáceo numa versão graúda (e bem fresca), BG apostou no polvo com purê de batata, cebolinhas, alho assado e pasta de azeitonas pretas.

Já RT preferiu o Prato da Boa Lembrança: robalo defumado com purê e chip de batata baroa. De sobremesa, torta de banana com sorvete de canela e calda quente de vinho do porto - de comer rezando!

  

Quanto à chef Ana Bueno pode-se dizer que uma das várias que melhor representam a culinária brasileira; em 2008, lançou o livro "Culinária Caiçara - o sabor entre a serra e o mar" escrito em parceria com o antropólogo Antônio Carlos Diegues com fotos de Vito D'Alessio.

Rua Doutor Samuel Costa, 198 - Centro Histórico - Tel.: (24) 3371-1725 - 2as, 4as e 5as das 18h à 0h; 6a a domingo: das 12h às 16h e das 19h à 0h. www.restaurantebananadaterra.com.br

Recomenda-se reservar pois o restaurante é muito procurado.