PARIS - BRASSERIE BOFINGER

07/03/2013 14:30
 

A convite de PS e SL fomos jantar na Brasserie Bofinger um dos restaurantes mais tradicionais de Paris.

Em 1864, Frédéric Bofinger, oriundo de Colmar, abriu um estabelecimento modesto perto da Bastilha e limítrofe com o Marais e o Faubourg Saint-Antoine, bairros preferidos dos alsacianos que tinham trabalhado com madeira e marcenaria desde o século XVI.

Bofinger foi a primeira brasserie parisiense a oferecer chope, que era servido em vasos de barro que os próprios clientes traziam. Quando a Prússia anexou a Alsácia e Lorena, houve uma entrada maciça de refugiados que solidificou o sucesso da brasserie. Um convidado notável foi o cantor de cabaré Aristide Bruant, que chegava com os seus próprios ovos para que o chef pudesse preparar para ele a "omelete mais saborosa do mundo".

 

Em 1919, o Bofinger se expandiu e passou por uma renovação na sua mobília, espelhos, iluminação e aquisição de pinturas retratando a "Belle Epoque" parisiense. Era o lugar para as festas elegantes ... No início dos anos 1930, a brasserie passa por outra expansão e no período do pós guerra seus frequentadores praticamente somem.  

A década de 1970 trouxe um renascimento, quando Georges Pompidou e François Mitterrand, e a classe política, voltam a passar por sua porta giratória.

Em 10 de maio de 1981, François Mitterrand reserva o primeiro andar para comemorar sua eleição como novo presidente da França.

 

 

O bairro passou a estar em evidência, com os designers de moda lotando as suas ruas adjacentes: Jean-Paul Gaultier, Christian Lacroix, Azzedine Alaïa e muito mais. A abertura da Ópera da Bastilha incrementou a vida na região.

O chope ainda é de torneira, e a Brasserie Bofinger é considerada a mais bonita de Paris, com os detalhes da sua porta giratória, bar, escadaria, os bancos de couro acolchoados, as arandelas em bronze, latão, cerâmica, os espelhos, sem esquecer da sua famosa cúpula.

O chef Georges Belondrade, nascido em uma família de gourmets, comanda a cozinha e alimenta sua paixão. Iniciando com os produtos do Perigord, ele aperfeiçoou suas habilidades integrando a Brigada Real do Hotel Monceau, antes de ingressar no Bofinger para perpetuar seu amor à cozinha alsaciana. Desde 2004, ele coloca o seu talento e criatividade nos produtos sazonais, oferecendo um cardápio variado combinando simplicidade e delicadeza.

Não podia deixar de contar a história do Bofinger - uma instituição parisiense!

As entradas variaram entre Soupe à l’oignon gratinée, Traditionnel pâté en croûte “Bofinger” parfumé au poivre vert, gelée au Riesling, Gros escargots de Bourgogne marinés au Chablis e Crème de petits pois à la menthe et oeuf coulant.

 

 

 

O pâté en croûte que comi estava normal, um pouco seco, com os pedacinhos de gelée au Riesling no ponto e umas folhinhas (?) ligeiramente apimentadas dando um toque a mais ao prato.

Acompanhamos com um  champagne Brut Premier Louis Roederer, que tem sido sinônimo de grandes champanhes do mundo desde 1776. Brut Premier é o seu carro-chefe, o mais popular e o mais vendido. Delicado e elegante.

Continuamos com Choucroute Garnie - Francfort, saucisse Jurassienne, lard fumé, côte salée, pommes vapeur, Chateaubriand grillé, tomate confite, haricots verts frais, pommes frites et sauce béarnaise, Coeur de filet de Boeuf poêlé, sauce au poivre vert, gratin dauphinois.

 

 

Estando numa casa alsaciana não poderia deixar de escolher um choucrute garnie, que estava muito bom acompanhado das charcuteries de praxe e pato confitado. Excelente!

Para acompanhar PS escolheu um Vosne-Romanée, Domaine du Clos Frantin, um Pinot Noir da Bourgogne, vermelho-grená sedutor e delicado, apresentando elegância e suntuosidade.

De sobremesa: Crème brûlée à la vanille Bourbon e Coupe de glaces et sorbets, craquelin aux amandes.

Café e mignardises.

Uma noite fantástica com uma boa conversa, excelente comida e grandes vinhos!

 

Quando estiver em Paris dê um pulinho para conhecer a Brasserie Bolinger.

5-7 rue de la Bastille - Téléphone : 33 (0)1 42 72 87 82 - Horaires: Ouvert du lundi au jeudi de 12h à 15h et de 18h30 à 00h, vendredi jusqu'à 00h30, samedi de 12h à 15h30 et de 18h30 à 00h30, dimanche service continu de 12h à 00h