PARIS - CAFÉ DE FLORE

13/03/2015 00:00

A estátua de Flore, deusa das flores e da primavera localizada no outro lado da rua inspirou a abertura de um dos cafés mais emblemáticos de Paris: o Café de Flore - 1887.

O som do Café de Flore é a conversa dos clientes; extremamente alto para os padrões da Cidade Luz. As mesas apertadas e coladas nos vizinhos permitem discussões acaloradas e paqueras inesquecíveis.  E foi esta atmosfera animada que atraiu os grandes intelectuais que se encontravam lá para escrever, pensar e observar a sociedade.

Se você quiser um local mais 'light' para tomar um vinho sossegado vá para o primeiro andar.

Os atendentes são muito atenciosos, o que não é comum por aqui, e demonstram ter muita intimidade com os clientes frequentes.

Se deu aquela fome e não tem com quem deixar o seu cachorro, não se preocupe, leve ele também; quando fomos tinha um labrador e um vira-lata dormindo tranquilamente sob das mesas.

A varanda tem um espaço acolhedor para aqueles que desejam desfrutar de um café, enquanto observa os transeuntes - mas sempre está repleta. No interior, cadeiras vermelhas criam um clima convidativo cercado por grandes espelhos reminiscentes no estilo Art Déco dos anos 30. As fotos de Brassaï, Sartre e Simone de Beauvoir completam o ambiente.

O café ainda é frequentado por políticos, artistas, intelectuais, escritores - no domingo à noite havia muita gente ligada à Paris Fashion Week, que começava na segunda - que estão ali para observar, conhecer, ou ser inspirado pelos fantasmas do passado.  Assim, este lugar mítico é recomendado para os amantes da literatura, conhecedores de chocolate quente (veja abaixo) ou simplesmente por aqueles com curiosidade mórbida.

Uma informação adicional sobre o lugar: Hemingway e seus amigos circulavam muito pelo triângulo formado por dois cafés, o Flore e o Les Deux Magots e uma Brasserie, a Lip, todos na confluência do boulevard Saint-Germain com a rue de Rennes. Atualmente tem que acrescentar o Empório Armani - bem em frente.

Alguns clientes vão ao café para saborear o chocolate quente, que dizem ser delicioso; o seu segredo é um mistério impossível de ser descoberto, mas o proprietário define como "uma mistura crua, com artesanato e poder". Se você conhecer, me confirme se é bom mesmo!

Ainda de acordo com ele, os pratos do Café Flore não se encontram em 'brasseries' tradicionais, bem como os doces também não se encontram em 'patisseries'. As saladas são sempre acompanhadas de marcas famosas de champanhe como Pommery Brut Royal, Moët & Chandon Vintage, Louis Roeder ou Brut Premier.

E assim foi a nossa despedida de Paris sem muita fome, mais ou menos cansados, e tendo que embarcar de volta no dia seguinte pela manhã.

DJ escolheu um "Croque Madame" e uma "Millefeuille" ... gostou tanto que sugeriu que eu fizesse às vezes.

Eu optei por um 'Club Sandwich' e uma 'Tarte Tatin' ... normais, bem feitos, gostosos, e só!

172 Boulevard Saint-Germain - Tel.:+33 1 45 48 55 26