PARIS - CAFÉ DE PARIS

05/03/2015 18:29

Chegando a Paris depois de 11 horas + 2 horas de atraso + conexão de Brasília para São Paulo e não conseguindo dormir (como de costume), nos hospedamos perto do Boulevard Saint Germain, Saint Michel, San André des Arts e, consequentemente, da rue de Buci. É muito bom chegar e dar uma caminhada por aquelas bandas e ver o que abriu e o que fechou, as lojas de sempre sobrevivendo e, principalmente, sentar na varanda de um restaurante qualquer, pedir alguma coisa para comer e observar os passantes. Como eu gosto disso! São figuras excêntricas, beirando os seus 70/80 anos, e vestindo roupas adquiridas muitos anos atrás. Alguns chegam até a andar de bicicletas, mas a maioria sai de casa, coloca os seus apetrechos - principalmente chapéus -, e vão fazer o seu trottoir e bater aquele papinho com o boulanger, tomar um drinque, fumar o seu cigarrinho, etc.

 

Então resolvemos dar uma de 'locais' e ir ao Café de Paris na rue de Buci. É um lugar assim meio decadente que retrata a Rive Gauche de antigamente. Uns dizem que ainda é aconchegante, chique e descontraído apesar da decoração demonstrar que é exatamente o oposto. A varanda na parte externa é o lugar mais concorrido, mas com os termômetros acusando algo em torno de 1º resolvemos, é óbvio, nos sentar no parte de dentro. E logo ao sentar nos deparamos com uma mesa só com mulheres sendo capitaneadas pela ex-colega de trabalho AMS. Depois de um papinho básico, resolvemos pedir a comida pois estávamos famintos.

E aí decidimos pedir o 'Menu du Jour' escolhendo 'Soupe Minestrone' e 'Brandade de Poisson' para DJ e  'Brouillade d'œufs au saumon fumé' e 'Entrecôte de bœuf sauce au poivre' acompanhados 'daquela batata frita'.

 

Os quatro pratos, acredito eu, feitos para os veteranos da casa na faixa dos 70/80 anos estavam totalmente sem sal, mas nada que não pudesse ser corrigido. E sai um 'pichet' de vinho tinto para acompanhar ...

O serviço foi profissional atencioso, ou seja, um garçom para atender o restaurante inteiro - normal em Paris!

Nada de surpreendente mas uma comida bastante reconfortante para quem passou várias horas viajando.

10 Rue de Buci, Paris - Tel.: 01 46 34 84 11