PARIS - CHARDENOUX DE PRÉS

18/03/2014 08:41

Finalizando Paris e a curta viagem, fomos almoçar no Le Chardenoux de Prés. A previsão era de almoçar um dia antes no meio da minha andança por Paris, mas na rue du Dragon encontrei uma boulangerie de 1788 com um movimento gigantesco e resolvi matar a minha gula com um sanduíche 'classique' (baguete, queijo, presunto, folhas e maionese), que estava de comer rezando.

O Le Chardenoux de Prés pertence ao badalado chef Cyrill Lignac (nasceu em 1977 - Rodez, Aveyron) que também é proprietário e comanda o Le Quinzième (uma estrela Michelin), o bistrô Le Chardenoux, no 11º arrondissement, a Pâtisserie com o seu nome no mesmo bairro e a Cuisine Attitude aonde ensina culinária e panificação, além de organizar cursos e jantares de eventos. Acabou? Não! Tem vários livros publicados e programa de culinária no canal francês M6. Ufa!

Depois do aprendizado na sua região natal, Lignac juntou-se ao chef Alain Passard, no L'Arpege em Paris (2000), a Alain Ducasse no Grand Cascade, e continuou seu treinamento com Jacques e Laurent Pourcel no Jardin des Sens e no La Maison Blanche.

Com base no sucesso com os seus empreendimentos, Lignac abriu o bistrô na rue du Dragon, num lugar cheio de história.  Mantendo a decoração do antigo proprietário, Claude Sainlouis, que era apaixonado pela política, deixou os retratos dos presidentes franceses - que tal sentar ombro a ombro ao lado de Gainsbourg ou Mitterrand ? A famosa tapeçaria florida foi restaurada, bem como as banquetas de couro de camelo. As toalhas de mesa são iluminadas por lâmpadas estilo vintage e o bar de mármore foi ampliado, possibilitando um lugar para os solitários fazerem as suas refeições.

Reintroduziu as especialidades da cozinha francesa no bairro, nunca perdendo de vista o respeito pela tradição e produtos locais.

Mas vamos lá! Pouco passava das 14 horas e o bistrô ainda estava bombando. Sempre se consegue uma mesa para duas pessoas, no estilo 'eu participo da sua conversa e você da minha'. Sorte é que falamos português e ninguém entende ...

Serviço atencioso, menus nas mãos, água, pão e uma pastinha deliciosa de galinha, escolhemos as nossas opções: 'Velouté de potimarron au gingembre, cubes de foie gras frais et croûtons dorés' (DJ) e 'Carpaccio de saint Jacques au yuzu et huîle d'olive vierge'. Diferente, gostoso, fiquei imaginando o trabalho de fatiar as saint Jacques tão finas! Excelente entrada.

Continuando com um 'Burger du Chardenoux des Prés, frites maison', DJ se deliciou, principalmente, com as batatas fritas ... inigualáveis!

 O 'Onglet de boeuf black Angus, Béarnaise et purée de pommes de terre vanillée' que pedi veio ao ponto, bem selado, fatiado. O Béarnaise estava um show - leve, saboroso, daqueles que você passa o pão ao final para não deixar sobrar nada!

As sobremesas: 'Soufflé au chocolat grand cru' e 'Éclair au caramel beurre salé'. É moda em Paris fazer as 'bombas' com manteiga salgada ... não sei se é ou se já foi! Acho que não interessa, pois estava excelente.

Com o café são servidas 'madeleines', que saem direto da cozinha, ainda fumegantes, para a sua mesa.

Felizes por termos comido como os franceses um almoço simples, num sábado com clima ameno - apesar de muito seco -, partimos de volta ao hotel para preparar o retorno ao Brasil.

O serviço é muito profissional, amigável e sem espera.

A reserva não é necessária na hora do almoço: se você chegar cedo e se você não é mais do que dois ou três, você provavelmente irá encontrar um lugar. Um lugar para não deixar de ir neste bairro... a felicidade está no Chardenoux des Prés ...

Chardenoux des Prés - 27, rue du Dragon - Telefone: 01 45 48 29 68