PARIS - EXCURSÃO GASTRONÔMICA AO MARAIS

11/03/2015 10:01

Se você gosta de gastronomia francesa, vai a Paris, e quer uma guia que, além de ser brasileira, é uma chef formada pela École Gregoire Ferrandi com experiência por vários restaurantes e hotéis da França e Itália, está esperando o quê? Contate a Karen Goldman (contatos abaixo) que ela vai lhe surpreender com o seu conhecimento e a sua simpatia.

O 'arrondissement' escolhido foi o Marais. Começamos pelo Marché des Enfants Rouges que ainda estava meio sonolento pois o movimento para valer é a partir do meio dia. Mas muito se viu e se conheceu das frutas e legumes da estação. O mercado foi criado em 1628 como Petit Marché du Marais se transformando posteriormente em Enfants Rouges - a KG conta a interessante história.

   

O próximo passo foi conhecer a Fromagerie du Maitre Fromager Jouannault que para mim já é um espetáculo à parte. Com uma pequena degustação e explicações já saí com uma boa quantidade de queijos de cabra. Espetáculo!

 

Em seguida fomos à uma pequena loja especializada em 'charcuterie', onde o Solo, super simpático, só escolhe fornecedores que criam porcos em pequenas propriedades rurais, sem doenças e sem antibióticos. Várias surpresas lhe aguardam com as histórias de Solo e as respectivas degustações - e aí você pergunta: comprou alguma coisinha? É claro! - eu respondo!

  

Mas vamos continuar, próxima parada: desde 1929 a família Barthouil se especializou em salmão defumado e por 'foie gras'. Acho que não precisa dizer mais nada ... diferente das lojas anteriores esta tem o seu charme e vou classifica-la como uma butique! Fizemos degustações de salmão defumado, com a minha preferência para um ligeiramente apimentado com 'piment d'espellette'. Maravilha!

 

Que tal adoçarmos o passeio com uns 'profiteroles' de Philippe Urraca. A loja vende 'profiteroles' e, para quem gosta (como eu), é um prato cheio. Degustamos dois: um recheado de sorvete e outro com creme de baunilha.

Acabou? Não! Fomos conhecer, então, a Maison Meert (desde 1761 - começou em Lille), 'la véritable Gaufre de Lille'. Em 1849 é escolhido como o fornecedor oficial de Sua Majestade o Rei Leopold I. Tem várias lojas espalhadas pela França e além dos 'gaufres' vende todo a sorte de guloseimas, como os caramelos que comprei!

 

Para quem gosta de chá tem uma paradinha para degustações e compras.

Para quem gosta de 'confiture', 'gelée' e 'marmalade' tem também! A KG explica as diferenças entre cada uma ... e as degustações são à vontade com pequenas paletas para você escolher as que vai levar.

E a visita ao Marais termina no célebre L'As du Fallafel que é uma animação à parte.

 -

É claro que não colocarei os endereços e demais dicas para não tirar o brilho da excursão da KG. Mas vale muito à pena contrata-la e passar um dia diferente em Paris. Apesar de ter ido a Paris várias vezes, este foi o melhor passeio que fiz ....

Os contatos da Karen Goldman são:

 karen@conexaoparis.com.br

https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/roteiro-gastronomico-por-paris/

www.eucomosim.com