PARIS - FROMAGERIES

15/03/2013 14:25
 

A França é um dos maiores produtores mundiais de queijo (1,9 milhões de toneladas/ano), abaixo, somente, dos EUA (4,7 milhões de toneladas/ano) e da Alemanha (2,0 milhões de toneladas/ano). O Brasil é o 6º maior produtor com 0,8 milhões de toneladas/ano.

Em compensação a França ocupa o 1º lugar quando o assunto é o consumo de queijos: 24 kg anuais per capita, enquanto que no Brasil esse consumo é de apenas 4 kg.

 

É praticamente impossível dizer quando se deu o início da produção deste derivado do leite na França, mas já no ano 60 o historiador romano Plínio, O Velho, se referia aos queijos de Arvernes e Gévaudan, territórios gauleses.

São confeccionados na França mais de 400 variedades de queijos sendo que um dos mais famosos é o Camembert, originário da cidade de mesmo nome na Normandia. 

Criado em 1791, mas somente no final do século XIX adquiriu a sua característica atual. Em 1890 foi acondicionado na tradicional caixinha de madeira para facilitar o transporte e a exportação; hoje encontramos por aqui o famoso queijo até em embalagens de alumínio.

O Brie, originário das cidades de Seine e Marne no século VIII, em 1815 foi considerado o rei dos queijos.

Já o Roquefort, outro dos grandes queijos franceses, é elaborado com leite cru de ovelha e teve sua origem na região de Causses de l'Aveyron já no final da Idade Média.

O Pont-l'Évêque é um queijo da região da Normandia, classificado desde 1976 com DOC (denominação de origem controlada). Ele deve seu nome à comuna francesa de Pont-l'Évêque (departamento de Calvados), onde é fabricado há alguns séculos. É considerado como um dos queijos mais populares da França, junto com o Brie, o Camembert e o Roquefort

Acrescento a esta pequena seleção que fiz o Munster, ou Munster-Géromé (que gosto muito!), oriundo das regiões da Alsácia, Franco-Condado, Meurthe-et-Moselle, Mosela e Vosges sendo categorizado como AOC desde 1969. A lenda diz que a receita deste queijo provem de um monge irlandês de passagem na região, no século IX. Seu nome provem da cidade de Munster. Para outros, a receita remonta à época de Carlos Magno, dos monastérios da região, onde a especialidade era a fabricação de queijos. O nome Munster vem da palavra monastério, graças ao hábito dos monges em fazer queijos. Seu odor é forte, mas com gosto doce. Uma das maneiras mais comuns de ser apreciado é derretido, com pão, chamado de raclette.

Existem vários tipos de queijos que procurarei resumir abaixo:

Fromage frais (brebis ou chèvre ou vache)  - Boursin

Fromage à pâte molle à croûte fleurie (brebis ou chèvre ou vache)  - Brie, Camembert, Caprice des Dieux, Neufchâtel

Fromage à pâte molle à croûte lavée (brebis ou chèvre ou vache)  - Livarot, Maroilles, Munster, Pont-l'Evêque, Reblochon

Fromage à pâte molle à croûte naturelle (brebis ou chèvre ou vache) - Cabécou, Picodon, Tomme, Vacherin

Fromage à pâte persillée (brebis ou chèvre ou vache)  - Bleu, Roquefort

Fromage à pâte pressée non cuite (brebis ou chèvre ou vache) - Cantal, Mimolette, Tomme,

Fromage à pâte pressée cuite (vache) - Beaufort, Comté, Emmental

Fromage fondu (vache) - Vache Qui Rit

Existem hoje mais de 45 qualidades de queijos franceses com certificação de "l'appellation d'origine contrôlée" (AOC).

Ficaria um dia inteiro escrevendo sobre os queijos franceses e de outros países, mas o objetivo deste post é dar dicas para vocês sobre as fromageries existentes em Paris. De repente, estando por lá poderão visita-las!

As melhores:

Nicole Barthélémy - 51, rue de Grenelle, Paris 7e. A proprietária Nicole Barthélémy só trabalha com queijos de qualidade e alguns são exclusivos da sua loja, como o Mont d’Or Fermier du Haut-Doubs.

 

Fromagerie Cantin - 12 Rue du Champ de Mars. Marie Anne Cantin é uma referência quanto aos Saint-Marcellin, Roquefort, Comté, mas a sua especialidade é o Trufée de la Marne ...

 

Fromagerie Quatrehomme - 62 Rue de Sèvres, Paris 7e. São oferecidas mais de 200 especialidades!

 

 

Fromagerie Laurent Dubois - 2 rue de Lourmel e 47 Boulevard Saint-Germain. Como diz o crítico gastronômico Gilles Pudlowski: " Si vous aimez la découverte, ce fromager est fait pour vous !"

La Ferme Saint Hubert - 36 rue Rochechouart - Paris 9e. Eles são conhecidos há muito tempo e têm um lugar próprio para degustação.

Fromagerie Jouannault - 39 rue de Bretagne - Paris 3e.

Chez Virginie - 54, rue Damrémont - Paris 18e.

La Fromagerie d’Auteuil - 58 Rue Auteuil - Paris 16e.

Laurent Dubois - 47ter boulevard Saint-Germain - Paris 5e.

Fromagerie de Paris - 229 Rue de Charenton - Paris 12e.

Fromagerie Hardouin-Langlet - 6 Place Aligre - Paris 12e.

Martine Dubois et Fils - 80 rue de Tocqueville - Paris 17e.

Par ici les fromages - 47, rue Caulaincourt - Paris 18e

Rouge Crème - 46, rue Madame - Paris 6e

Aux Bons Fromages - 64, rue de la Pompe - Paris 16e.

 

Nesta minha última visita a Paris passei pela rue Montorgueil - vide post - e me perdi pelas fromageries françaises existentes na rua, não resistindo e comprando alguns bons exemplares dos tipos descritos acima. Hoje estão se aclimatando a Brasília e brevemente serão degustados ...