PARIS - LA TABLE

06/03/2015 16:26

Sempre que venho a Paris não dá tempo de conhecer La Epicerie de Paris. Hoje tirei a manhã para finalmente conhecer e enlouquecer!!!

Em 1852, Aristide Boucicaut e sua esposa Margaret inventaram o comércio moderno, criando a primeira loja de departamentos do mundo, Le Bon Marché, transformando uma loja simples num grande 'magazin'.  A partir daí as inovações foram acontecendo: preços fixos, margens reduzidas, entrega a domicílio, troca de itens, promoções via correio, saldos, biblioteca, etc ... Em novos edifícios, na esquina da Rue du Bac e da rue de Sèvres, o Le Bon Marché, inaugurado em 1923, o «comptoir de l’Alimentation» oferece, pela primeira vez em um loja de departamentos, os melhores chás finos e conservas. A partir de 1978 o La Grande Epicerie de Paris posiciona-se como um verdadeiro supermercado local para gastrônomos da Rive Gauche. Após a compra da Bon Marché pelo Grupo LVMH, torna-se uma loja 'high-end' muito parisiense. Em 1988, La Grande Epicerie de Paris, uma filial do Bon Marché Rive Gauche, se transforma e se torna a maior loja de alimentos da capital. Em 1999, após uma renovação total de seu conceito, com uma nova identidade gráfica, as compras na loja tornam-se o 'must', atraindo os turistas do mundo inteiro. No final de 2013, após 18 meses de renovação, La Grande Epicerie de Paris comemorou seu renascimento, mais uma vez.

 

É realmente impressionante o que se vê lá dentro!

Dividido em seções (vamos chamar assim) você encontra de tudo no que se refere a: l'épicerie e épicerie du monde, la place du marché e seu caminhão de frutas e legumes, la poissonnerie, la boucherie e suas câmeras de maturação, la rôtisserie e la charcuterie, la fromagerie, la pâtisserie, la boulangerie, la chocolaterie, les espaces luxe, gastronomie italienne e iberique, les thés et cafés, la brasserie, la cremerie, la cave e os restaurantes (La Table, Le Comptoir, Balthazar, Artisan Truffes, Tide Rive Gauche, Ayame, etc.

   

Optei em ir almoçar no La Table, recentemente inaugurado. Banhado pela luz do sol, no primeiro andar sob um enorme telhado de vidro, o restaurante oferece uma gastronomia moderna baseada em produtos sazonais, frescos leves e cheios de sabor.

As panelas são comandadas pelo 'Meilleur Ouvrier de France' de 1997, chef Jean-Jacques Massé, um bretão de Quimper que trabalhou em grandes restaurantes.  

O lugar é agradável, arejado, com árvores em seu interior; as mesas de madeira clara e de mármore, tudo em um estilo bastante 'clean', com um bar central muito bem montado. O serviço é jovem, discreto, eficiente e simpático. O estilo é bem de algumas amigas minhas que iriam lá para tomar uma taça de champagne, comer uma salada no almoço para manter a forma e falar mal da vida alheia! Ou molhar o pão no azeite e vinagre balsâmico disponíveis nas mesas e depois dizer que estão obesas - ah ... e pedir uma pitada de 'moulin'! (Até eu estou rindo...)

Claro que pedi um 'foie gras' de entrada; mas esse foi diferente: macarron gourmand au citron, foie gras poêllé, marmelade de pomme golden, sorbet au thym citron et lemon cress (agrião ligeiramente cítrico - não conhecia). A novidade para mim foram o sanduíche de 'macarron' com 'foie gras' - super interessante e o 'sorbet' de tomilho com limão. já valeu a ida ao La Table.

Ficando somente nas 'aéreas', pedi em seguida um Canette de Chalans - filet de canette laqué aux épices, légumes racines glacés au miel de truffe. O peito do patinho estava cozido à perfeição, os vegetais de raiz não são muito a minha praia mas estavam com um sabor diferente graças ao mel de trufas - eu deduzi!

Sem sobremesas, só um expresso com uma inovação para mim: se vocês observarem a xícara de café já vem com um coração de açúcar - é só você tirar e jogar dentro do café. Bem fofo, né? As minhas amigas lá de cima, iam adorar ....

La Table - 1 º andar de La Grande Epicerie de Paris - de segunda a sábado 10:30-19:30