PARIS - LE PETIT ZINC

14/03/2014 14:15
Após não termos conseguido lugar no restaurante que tínhamos interesse em conhecer, partimos para procurar um outro que nos satisfizesse. No meio do caminho demos de cara com o Le Petit Zinc, localizado a poucos passos da Igreja de Saint-Germain, e pertinho do hotel que estamos hospedados.
Já tinha ido lá numa outra oportunidade há séculos atrás e foi um marco na minha educação gastronômica pois comi uma série de frutos do mar dos quais nunca tinha ouvido falar, além de contar com uma banca no meio da rua aonde você escolhe o que vai comer - meio novidade para mim. Por que não ir?
O restaurante surpreende pela sua decoração no estilo Art Nouveau, juntando peças arremetadas em leilões, antigas estações de metrô e de um antigo cassino de Biarritz. O exterior também proporciona um certo impacto alguns achando que tem um certo charme e o definindo como uma 'obra de arte'. Há gosto para tudo ...
 
O Petit Zinc alardeia que faz o que há de melhor na cozinha francesa que, além de oferecer frutos do mar fresquíssimos, capricha nos diversos itens do cardápio oferecido como foie gras, carnes, peixes, sobremesas, etc.
Fomos gentilmente recebidos por uma 'directrice' que nos colocou numa daquelas mesas que ficam praticamente grudadas e que você participa ativamente da conversa do seu vizinho, se entender o idioma que ele está falando. O garçom nervoso e rápido, mas eficiente, como todo garçom francês que tem que dar conta de 10 e, até, 20 mesas ao mesmo tempo, nos empurrou a carta de vinhos (eu odeio isso). DJ escolheu um 'kir royal' (seu atual xodó em matéria de drinque) e eu fiquei na água mesmo, tentando me recuperar da infecção que tive.
Sem querer entrada, mas DJ querendo, foi pedida uma 'soupe à l'oignon', que estava razoável.
Em seguida pedimos um bacalhau fresco com legumes e aïoli (DJ) e um linguado 'à belle meunière'. Comíveis, mas não deliciosos!!!
Ou seja, todo a boa impressão que tive ao visitar o restaurante da primeira vez, me decepcionei desta vez. Rotularia como um lugar para turistas ...
Le Petit Zinc
Endereço: 11 Rue Saint-Benoît, Paris, França - Telefone:+33 1 42 86 61 00