PARIS - LES DEUX MAGOTS

12/03/2015 11:06

 Sabe aquele domingo preguiçoso em Paris que você quer dar uma volta pela cidade e depois comer alguma coisinha e fazer as últimas comprinhas (comprar aquele lápis de sobrancelha que a filha pediu, ou o Oxyboldine que o genro precisa)? Então demos uma volta para ver se a Notre Dame ainda estava lá e pegamos o batobus para dar um passeio. Uma hora e meia depois descemos em Saint Germain e fomos caminhando pelos Bouquinistes de Paris e suas quinquilharias, livros, posters, etc.

Deu uma fome razoável e resolvemos para no Les Deux Magots, famoso café na Saint-Germain-des- Prés (desde 1873) e famoso ponto de encontro da elite literária e intelectual da cidade na década de 30. A sua reputação histórica é derivada da frequência de artistas surrealistas, intelectuais, tais como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, e de clientes famosos como Ernest Hemingway, Albert Camus, Pablo Picasso, James Joyce e Bertolt Brecht, entre outros. Agora, se transformou num destino turístico popular.

Um pouco mais de história: o nome originalmente pertencia a um tecido e uma loja de novidades na vizinha 23, Rue de Buci. A loja vendia lingerie de seda e usou o nome de um jogo popular do momento (1800) intitulado Les Deux Magots de la Chine. As duas estátuas no interior do café representam os mandarins chineses que deram origem ao nome. "Magot" significa, literalmente, "figurinha atarracada do Extremo Oriente". Em 1884 a empresa se transformou num café e numa mercearia que vendia licores, mantendo o nome.

Mesmo lotado, conseguimos uma mesa no interior.

 

O que comer? DJ escolheu a Salade Deux Magots - Salada verde, pr,esunto, peito de frango, queijo, tomate e ovos cozidos fatiados. Comeu tudinho ...

Depois de um chope Kronenbourg 1664 geladíssimo, pedi um rosbife frio fatiado, salada verde e maionese da casa, adornados por pepinos em conserva. Era tudo o que queria! O rosbife estava como eu gosto, ligeiramente mal passado e finíssimo. Como é bom não ter surpresas no pedido, ser bem atendido e estar em Paris!

 

Mais um chope e l'addition s'il vous plaît ....

6 Place Saint-Germain des Prés, Tel.:+33 1 45 48 55 25