Paris - Mini Palais

30/09/2014 22:49

Meus filhos adoram viajar - não sei a quem eles 'puxaram' - e, frequentemente recebo alguns posts pela metade para dar uma guaribada (ajeitada) e publicar aqui no AmigoGourmet. Adoro escrever e me transporto para aquele restaurante em que estiveram - às vezes sinto até o gosto dos pratos que provaram.

Mas vamaos lá! RG, minha filha, e o namorado (RT) estiveram recentemente na França e me mandaram algumas fotos e pequenas anotações de um almoço fora de série que fizeram no Mini Palais, em Paris, acompanhados dos igualmente amigosgourmets SAF e SF, meus compadres e amigos queridos de 50 anos!

 

O Mini Palais é considerada a 'pérola gourmet' de um trio igualmente famoso: Paris, Le Grand Palais e Le Petit Palais. Local frequentado por 'bon vivants parisienses' está aberto desde 2010.

Segundo o Michelin, ele é referência como 'Mini Palais, Maxi Prazer'. Apesar de Palais significar palácio em francês, pode também ser traduzido como paladar; e é isso que nos interessa, ou seja, o bem-estar dos sentidos e o prazer de comer bem.

O seu terraço de 300 m2, com os seus mosaicos restaurados, colunas e estátuas colossais, dispõe ainda de um bar de Champagne, com piano e tudo mais. Quer melhor clima?

Os chefs estrelados Éric Frechon (consultor) e Stéphane d'Aboville (executivo) comandam as panelas de cobre do lugar e por suas mãos aguçam e alegram as nossas papilas gustativas. ambos são oriundos do Hotel Bristol, também referência na cidade luz!

E a efeméride começa com deliciosos 'gougères' (o pão de queijo deles, se podemos chamar assim!) com a sua casquinha crocante e o queijo misturado à massa; para acompanhar um Pouilly-Fumé para aproveitar o dia ensolarado e o lugar deslumbrante.

 

Optamos pela 'Formule Déjeuner' (Plat + Dessert), com uma 'Bavette' (fraldinha) super macia à 'l'echalote caramelisée, mousseline de pomme de terre', que nos tornou mais alegres!

De sobremesa 'profiteroles à la vanille, chocolat chaud', meu Deus! Embaixo do sorvete biscoitinhos crocantes amanteigados - um sonho, de comer rezando!

Entre o balé dos garçons extremamente profissionais, encerramos o nosso almoço com uma certeza: tipo do lugar que basta trazer o apetite!

Só nos restou caminhar pela Pont Alexander III e desfrutar Paris.

Mini Palais - Avenida Winston Churchill-Pont Alexandre-III - 75008 Paris - Tel: (33) 01 42 56 42 42 - www.minipalais.com - Aberto diariamente das 10:00 'até duas horas.