PARIS - RUE MONTORGUEIL e AU PIED DE COCHON

06/03/2013 14:31
 

Tinha lido tempos atrás um post no blog da Mary Pavan, Viciados em Comer Bem, e prometi a mim mesmo que quando estivesse em Paris reservaria meio dia para conhecer a Rue Montorgueil. Este dia chegou!

Após o belíssimo café da manhã no Meliá Royal Alma, munido de cópia do post aí de cima, mapa, e um roteiro do Google Maps, me aventurei a flanar por Paris atrás da Rue Montorgueil.

 

 

  

Passei por lugares maravilhosos e me perdi loucamente pelas ruas e ruelas da cidade. Quem me conhece sabe do que estou falando. Sou uma das pessoas mais desorientadas da face da terra!!! Quando achava que estava certo, era o extremo oposto. 

 

Num dos muitos pedidos de ajuda, cheguei a conhecer um motorista de taxi que é casado com uma carioca e tem um apartamento na Praça Arcoverde, no Rio - meia hora de papo sobre o Rio, carnaval e futebol. super simpático fez um mapa querendo me ajudar a chegar tal rua - como se adiantasse!

Mas, finalmente, depois de 2 horas de caminhada consegui chegar. O Google Maps informa que em meia-hora a pé você está lá.

 Vou rotular a Rue Montorgueil como a "rua dos aromas" pois a cada metro quadrado você é inebriado com aromas diversos: queijos, flores, boulangeries, galinhas assando nas tvs de cachorros, frutas, peixes e crustáceos, restaurantes, etc ... é um lugar para os parisienses se encontrarem quando fazem as suas compras diárias. 

  

 

 

 

 

Chegou a ser retratada por Monet ...

No extremo sul da rue Montorgueil está a Igreja de Saint-Eustache , o Centro Georges Pompidou (Museu de Arte Contemporânea, também chamado Museu Beaubourg) e Les Halles (que está em obras), e para o norte é a área conhecida como Grand Boulevards.

Não resisti e acabei parando no La Fromagerie e comprando uns patés de canard e queijos (Munster e Reblochon) - que a imigração no Brasil não me pegue ...

 

Começando a chover, com uma temperatura em torno dos 12º, e com um pouco de fome e muito, muito, muito cansado, fui buscar abrigo para almoçar no Au Pied de Cochon que ouço falar desde muito cedo - uns 50 anos talvez. Fundado em 1947, perto da Bolsa, ele foi testemunha da história de Paris e o primeiro a ficar aberto 24 horas e não fechar nenhum dia da semana e do ano.

 

É uma brasserie muito bem decorada, com um serviço excelente e uma atmosfera festiva que abriga uma clientela eclética. Os garçons são hiper simpáticos e você se sente em casa!

Com um couvert composto de excelente pão e um paté da casa, comecei o meu almoço.

 

Para acompanhar um chopp 1664 (50 cl), para matar a minha sede depois de horas caminhando. Perfeito!

E aí o que comer? Fiz essa pergunta mentalmente durante uns bons 10 minutos. Vou no tradicional: soupe à l'oignon e pied de couchon - mais tradicional, impossível! Mais 10 minutos e chega à mesa uma fumegante sopa de cebola, gratinada com um queijo dos deuses ... fantástica! Só não fui até o fim pois ainda tinha o prato principal.

Eis que surge os pés de porco - pausa. Vou ser sincero com vocês: não sou fã de pé de porco pois as cartilagens do mesmo não me emocionam.

Continuando: junto com os pés vem uma cumbuca de lavanda que é para você comer com as mãos e lava-las depois - não me arrisquei! Fui abrindo aos poucos e num trabalho cirúrgico extraí todos os pedaços de carne sem gorduras. Acompanhavam batatas fritas e molho béarnaise - ótimos!

Mais um 1664 (25cl) e a conta, que o meu almoço está de bom tamanho.

Saindo do restaurante dei de cara com a E.Dehillerin, que é uma loja de utensílios de cozinha. Soturna, mal arrumada, mas tem de tudo que você deseja: desde panelas de cobre (aquelas que sonhamos ter) até pequenos gadgets para entupir a sua cozinha ainda mais! Loucura total ...

 

   

E. DEHILLERIN — Le spécialiste du matériel de cuisine - 18 et 20, rue Coquillière - 51, rue Jean- Jacques Rousseau - 75001 PARIS - Tél. : 01 42 36 53 13 - Fax : 01 42 36 54 80 - Email : info@e-dehillerin.fr - https://www.e-dehillerin.fr

AU PIED DE COUCHON - 6 rue Coquillière - 75001 PARIS - Ouvert tous les jours, 24H/24, toute l'année - https://www.pieddecochon.com