PERU - CUSCO - 1ª PARTE

07/09/2012 13:30
Finalmente chegamos a Cusco para o 1º dia de viagem dos Sabores da Latinoamérica - Peru, organizada pelo site Quero Comer!
Alojados no excelente Hotel Sonesta Posada Del Inca, em Yucay - Vale Sagrado - Cusco, morrendo de fome, fui com o pessoal almoçar.  Algumas comidas triviais peruanas como milho - 250 variedades, a batata - 4.000 variedades, quinoa, saladas diversas, frango, alpaca, até macarrão se espalhavam pelo buffet do hotel. Devido ao nosso atraso, e pelo adiantado da hora, as comidas estavam por assim dizer "vencidas".
 

 

 

 

 
Só o hotel vale a visita! Construído em um antigo convento de estilo colonial reformado, está no Vale Sagrado, a meio caminho entre Cusco e Machu Picchu.
 

 

 
Fomos dormir? Que nada! Estava agendado um passeio ao mercado de Pisac com os seus artesanatos, principalmente prata. Como já estava tarde algumas lojas já tinham fechado, mas deu para dar uma olhada no mercado e comprar alguns ímãs de geladeira .....
 

 

 
Por acaso passamos pela "Bakery", que não tem nada a ver com o nome. Apenas a Samanta, uma peruanazinha muito simpática, com uma camisa estava acabando de fazer umas empanadas, que não têm nada a ver com as famosas de nossos hermanos.

 

 
Utilizando um forno muito antigo saíam fornadas de empanadas de carne e queijo, razão pela qual aproveitamos o pit-stop para fazer uma boquinha. Delícia! 
DL acabou querendo matar a saudade do IncaCola, refrigerante típico do Peru, e não resisti e provei: arghhhh. E olha que sou fanático por toda a bebida que tenha gás!
Num cantinho da "Bakery", boteco, armazém, pé-sujo, ou seja lá o que for, estavam sendo "engordados" uns roedores que chamamos de porquinho-da-índia. Os nativos chamam os bichinhos de "cuy" e a grande vantagem deles é se alimentarem de qualquer resto de comida (mais ou menos como galinhas). Assim boa parte das casas andinas têm uma pequena criação dos roedores, antes considerada uma comida sagrada pelos Incas. Ai que dó, vai você exclamar .... posso fazer o quê? Se provar, conto depois ....
Duas curiosidades para terminar: os calçamentos das calçadas são bem parecidos com os calçamentos das ruas de Pirenópolis.
Cusco é a cidade com a maior densidade de vira-latas do mundo. Segundo o Léo, nosso guia, a cidade tem mais cachorro que gente! Está aí um simpático!
Como estou morrendo de sono vou parando por aqui ...