PIRENÓPOLIS - BOTTEGA DO MALTE

24/04/2017 16:24

Na feriado de 21 de abril fomos (DJ, LRM/OG, SP/EP) conhecer o Bottega do Malte, em Pirenópolis (na rua Matutina, próximo ao Largo do Bonfim) agora numa casa maior que ainda necessita de uma decoração para ser encarado como um restaurante italiano, que é o que se propõe. Ao entrar você tem a impressão de estar adentrando à casa do Mauro Sicari, sua mulher Rose e os filhos do casal Pedro e Vinicius, brasileiros que moraram alguns anos na Itália, para curtir uma refeição familiar.

 

Após indicações de amigos fui bastante animado conhecer o que andam fazendo por lá e verificar se podem ser uma excelente opção na cidade com os seus pães e massas artesanais no viés da cozinha italiana. Não é tarefa difícil ...

A recepção do Mauro foi calorosa procurando deixar à vontade quem por ali passa, contando um pouco a história da sua família e porque resolveram abrir a casa - parecia que estava fazendo uma visita à família - me senti autorizado para explorar cada canto da casarão colonial. E assim o fiz: os filhos 'pilotam' o fogão, com duas ajudantes. O Vinicius, um dos filhos, me deu todas as informações possíveis em relação à elaboração das massas que são secas num varal portátil de roupas (ideia excelente!), as pimentas sendo secas ao relento, um presunto que vem sendo testado para degustação futura, etc. Uma cozinha muito bem montada e que permite o atendimento correto dos pedidos do salão.

  

A carta de cervejas é bastante ampla, mas preferimos os vinhos uma vez que tínhamos no grupo um dos melhores 'sommeliers' de Brasília. Então lá vem o Mauro com três garrafas para escolhermos - é o que tem pra hoje! O que pode parecer uma crítica negativa, não é não! Se eu tivesse um restaurante 'familiar' faria do mesmo jeito: montaria uma adega aos poucos, com opções limitadas ... o problema é que nem todos que irão lá poderão ter o mesmo pensamento pois estão pagando e podem 'exigir' uma carta mais profissional!

Antes de prosseguir gostaria de fazer uma reflexão pois o que me preocupa ao escrever este post é se devo analisar o Bottega, que quer dizer: comércio, loja, oficina, atividade, empresa, pelo lado familiar sem me deter nos aspectos profissionais ou, como estou pagando, analisá-lo sob o ponto de vista comercial? Não chego à nenhuma conclusão ... De um lado acho interessantíssimo uma família se reunir em torno da boa mesa, mostrar o que aprendeu na Itália, envolver todos os familiares na confecção culinária e no serviço, mas de outro não desvincular do aspecto profissional, do ganho financeiro, etc. É um negócio?

O começo foi bastante animador com pães artesanais feitos com farinha integral misturada ao malte fornecido pela Santa Dica, cervejaria da cidade, dando um toque diferente e saboroso. Acompanhava uma 'peperonata' (pimentões amarelos e vermelhos, alho, berinjela, pimenta e uva passa) muito bem feita mas que, se retirassem as peles dos pimentões e queimassem, ficariam mais gostosos e menos indigestos - me lembrei deles durante a madrugada!

 

Os pedidos se concentraram no Tagliatelle al Ragu Bolognese (tomates, carne bovina e suína, alecrim, pimenta calabresa, parmesão), Ravioles de espinafre com molho de queijos, Tagliatelle à La Carbonara (bacon, gemas de ovos, parmesão e pimenta) e um especial Pappardelle (massa artesanal fresca ao ovo, feita com farinha de trigo branca, sêmola di granoduro e a tal farinha de malte produzida pela casa, servida ao azeite, manteiga, salvia, parmesão e noz moscada). Vou tentar resumir: todas as massas estavam bem feitas, no ponto certo de cozimento, mas com alguns 'pecados' na elaboração dos molhos, recebendo algumas críticas no 'carbonara' e no ragu, sobrando para mim o pappardelle que simplesmente não atingiu as minhas expectativas, apesar de extremamente recomendado. Sempre digo que simplesmente aprecio a 'comida gostosa', que se torna inesquecível e me faz relembra-la sempre. Não foi o caso, infelizmente, faltando sal e temperatura abaixo da ideal....

  

De sobremesa escolhi um tiramissù, ou 'biermissù' (ou algo parecido a isso) que leva a cerveja na sua feitura que, apesar de inovadora, não empolga!

Sabe quando você fica com um gosto de 'quero mais'? As massas são excelentes, o atendimento é carinhoso e amável, o ambiente precisa de mais detalhes na decoração para ficar ainda mais aconchegante, as receitas 'inovadoras' precisam ser mais testadas. Mas, com certeza, voltarei por se tratar de uma boa opção em Pirenópolis.

Rua Matutina, 51. Centro Histórico - Pirenópolis - @bottegadomalte - (62) 99531-2018 - Segunda: 18:00 às 00:00 - Terça e quarta: fechado - Quinta: 18:00 às 00:00 - Sexta: 11:00 às 15:00, 18:00 às 00:00 - Sábado: 11:00 às 15:00, 18:00 às 00:00 - Domingo: 11:00 às 15:00.