PIRENÓPOLIS - PIRI BIER

06/05/2015 10:19

O esperado evento de cervejas especiais em Pirenópolis - PIRI BIER,  surpreendeu pela quantidade de público e pela organização, levando em consideração que era a primeira edição. Na quinta-feira chegamos na hora da abertura e ainda estava vazio, com alguns stands ainda fechados e muito corre-corre. Ainda não havia uma cantina azeitada e os atendentes batiam cabeça. Mas isso é 'normal' em eventos desse tipo, nunca é ideal ir na primeira hora, espere a coisa engrenar e divirta-se!

Foi isso que fizemos no resto da noite de quinta e nos dias seguintes. O Piri Bier levou para a cidade algumas das melhores cervejas produzidas na região centro-oeste e também em São Paulo e região sul. Os dias mais concorridos foram a sexta e sábado quando, disseram, as portas foram fechadas por que não cabia mais ninguém, sucesso total! As canecas-ingressos se esgotaram ainda na sexta, foram postas 6 mil á venda. A solução foi improvisar e vender copos de plástico como ingresso.

DJs e shows animaram o público jovem que levou ao pé da letra o lema 'beba menos, beba melhor'. A maioria dos stands vendeu bem e não decepcionou, oferecendo produtos inovadores e saborosos, uma opção de qualidade em contraponto às cervejas que estávamos acostumados a beber, cheias de cereais não maltados como milho, arroz e etc. 

   

O público cervejeiro em franca ascensão prefere o puro malte e não ter dor de cabeça no dia seguinte. Era raro ver pessoas bêbadas circulando, fazendo besteira, chegando em mulher, etc. O clima era civilizado, por incrível que pareça.

Confira abaixo o Top 5 das cervejas (chopps) que provamos:

01 - Júpiter APA: a campeã só foi degustada no último dia do evento. A cervejaria paulista teve sua primeira receita oferecida em formato de chope para o público que degustou a American Pale Ale de 5,4% ABV (alcohol by volume) de coloração dourada e aroma cítrico. Deliciosa é pouco!

02 - Polimango: a double IPA da cervejaria Tupiniquim (RS), que tem 9,5% de ABV e 80 IBU (índice de amargor) foi uma opção de cerveja de qualidade com um toque de fruta. Já tínhamos provado a versão engarrafada, mas o chopp 'cai' melhor.

03 - Júpiter IPA: mais potente que a APA (tem 6,5% ABV), a IPA da Júpiter é bem lupulada e resinosa, com dulçor no malte.

04 - Coruja Extra Viva: a gaúcha Premium American Lager de 6,5% ABV leva dois tipos de malte e tem sabor extra forte, é mais encorpada e tem um aroma marcante. Era daquelas que 'não dava para não provar'.

05 - Dog Save The Queen: também é uma cerveja viva, ou seja, não pasteurizada. Produzida pela cigana Perro Libre (RS) é uma IPA de 6% e foi medalhista no Festival de Blumenau 2015.

Melhor stand: Hops Cervejas Artesanais. O empório goiano, além de ser o maior, tinha venda de produtos de cervejarias como boné, capas de celular, camisetas e etc. Sua carta de chopes 'deixava as outras no chinelo', com boa variedade e rotatividade. A animação lá era garantida, com 'flash mobs', lugar para sentar e até para carregar o celular.

  

Quanto à oferta de comida o Piri Bear deixou a desejar: Cachorro-quente de linguiça (até que estava muito bom), asinhas de frango, batatas fritas e costelinhas de porco eram as únicas opções. Muitas oportunidades de satisfazer a fome dos cervejeiros de plantão foram desperdiçadas. Atendimento confuso e pessoal 'batendo cabeça' para atendimento das pessoas que procuravam algo para comer. Esperamos que melhore na 2ª edição ...

 

O Piri Beer foi um sucesso e merece ficar no calendário de eventos da linda Pirenópolis. Parabéns a todos que participaram da organização - 2016 será muito melhor! (foto www.agitapirenopolis.com.br)

Joca Vidal