PIRENÓPOLIS - VENDA DO BENTO

13/08/2012 20:23
Quer ir a um restaurante muito legal e comer bem em Pirenópolis? Vá ao Venda do Bento!
O restaurante do Seu Zezito (Altamir Mendonça) e suas filhas (Janaina e Mariana Mendonça)
fica na estrada indo para Goianésia (vide indicações no final desse post) e é uma volta ao passado. O nome "Bento"(Bento Leite) é uma homenagem ao vendeiro que trabalhou lá e o lugar abastecia toda a região e servia de parada aos viajantes que desejavam comprar secos, molhados, armarinhos e ferragens.
Já tinha ido lá várias vezes e sempre tem algo novo (ou velho?) para ver. Seu Zezito foi colecionando peças da roça e montou uma exposição de objetos sensacional!

 

 

 

"Mais que um restaurante, a Venda do Bento é um lugar onde podemos receber os amigos, relembrar o passado, reviver a história e ainda desfrutar de uma boa cachaça e um dedo de prosa" (Seu Zezito é simpaticíssimo e adora conversar).
Também é autorizado pelo IBAMA a cuidar de aves num pequeno zoológico, podendo ser vistos tucanos e araras, além dos criatórios de emas, galinhas, catetos, etc. As crianças adoram!

 

Mas vamos lá! Mal chegamos (eu, DJ e TJ) ao restaurante, fomos recebidos com uma bem feita paçoca de pilão (farinha, charque e uma pimentinha no ponto certo); se você bobear come todo o pote!
O chef da casa (Vini Ferreira) me recebeu na sua cozinha para umas fotos. Os dois cardápios participantes do VII Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis foram elaborados pelo Vini e pela Talita Cruvinel (chef convidada do restaurante Lover, em Brasília, que estudou no Centre de Formation Alain Ducasse em Argenteuil e na École Ritz Escoffier, em Paris).
 
Como entradas pedimos o Rolinho primavera ao confit de frango caipira com piqui no molho picante (e bota picante nisso) e Queijo Tommy de Corumbá de Goiás empanado sobre fondue de alho poró, bulbo de erva doce, hibiscus do cerrado e barú caramelado. O barú é uma castanha típica da região e ficou parecendo um torresmo caramelizado(ótima idéia).
Como pratos principais fomos de Carré de cordeiro ao molho de amoras na crosta de coquinho guariroba (haja criatividade!) acompanhado de purê de mandioquinha com ervas da horta  e um Pato na lata (confit) com risoni (macarrãozinho com forma de arroz) cremoso trufado e compota de cagaita e pimenta biquinho.

 

Muita criatividade, boa execução. Parabéns Talita e Vini: vocês brilharam!
De sobremesa escolhemos Quindim do chef ao chutney de abacaxi com pimenta na cestinha de caramelo e Creme Brulée de Jabuticaba. Não gostei de nenhum dos dois (infelizmente)! Como o objetivo do blog não é criticar ninguém, vou ficando por aqui.

 

"Cafezim" com rapadura encerraram a degustação.
O som ambiente está a cargo do acreano, mas em Piri há muito tempo, João Bino tocando a sua viola e entretendo os comensais com boa música brasileira.
Vai lá conhecer. Vale a pena!
A Venda do Bento está localizada na GO338, KM 4 – Saída para Goianésia (ao lado do aeroporto) em Pirenópolis, Goiás - www.vendadobento.com.br - Sábados, domingos e feriados das 12H as 18H. Outras datas, atendem com reserva. Tels. (62) 3331-1162, (62) 9261-3906,(62) 9287-8173