PORTUGAL - BAIRRADA - 9º DIA DE UMA VIAGEM

25/02/2012 15:21

Sem pit-stop desta vez, partimos para a Bairrada ....
Fizemos então uma breve parada no Palácio de Buçaco - que foi o pavilhão de caça dos últimos reis de Portugal (não me lembro mais qual! - se quiser saber mais pergunte ao RC que ele sabe tudo!). Hoje é o Palace Hotel do Buçaco, um dos mais belos hotéis do mundo! O edifício do Palace, em estilo neo-manuelino, está decorado com painéis de azulejos, afrescos e quadros. O hotel é envolvido pela Mata do Buçaco, local de especial interesse pela diversidade botânica que conserva. Merece uma hospedagem por lá!





Vamos lá conhcer a Quinta do Encontro. É uma inovadora adega de design, inspirada nas formas ligadas à produção do vinho e permite estabelecer um contato direto com as várias fases do processo produtivo desde a vinha até a prova.


Fomos muito bem recebidos pelo João Carvalho, responsável pelo Enoturismo, que nos falou e nos mostrou tudo sobre a Quinta e seus vinhos.




Após as explicações, almoço é claro! E este foi especial: nada mais, nada menos, que um leitãozinho da Bairrada executado magistralmente pelo Chef Carlos Fernandes que nos foi apresentado antes de irmos para uma degustação de vinhos - "só para deixar-nos com água na boca"




Após da prova de vinhos chegou o momento tão esperado .... começamos com Folhado de Queijo da Serra com Rúcula Servagem e Mel (farei um desses para os amigos mais chegados, caso a alfândega não barre a minha entrada)


Enfim chegou o astro da festa super bem feito, crocante, hummmmmmmmm

 
Era para você ir comendo aos pouquinhos .... um pouquinho de pernil, um pouquinho de costelinha e por aí vai!


E de sobremesa Creme Queimado de Espumante .... maravilha! Reparem o detalhe da rolha de espumante decorando o prato ...


Suco de amoras e café....


Obrigado ao João, Carlos e pessoal da Quinta do Encontro pela atenção e o carinho!
Acabou? Negativo! Fomos ainda conhecer o Mosteiro da Batalha, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Obra-prima do gótico português, o Mosteiro é um magnífico exemplar arquitetônico em que se misturam várias influências decorrentes do seu extenso período de construção que se estendeu por vários reinados (começou em 1386 ...). Ao seu redor conservam-se algumas casas setecentistas, sendo que uma delas foi convertida em pousada e a Igreja Matriz.



                  

À noite teve um jantar em homenagem ao aniversário da IC, mas desabei na cama .... vou comer o bolo daqui a pouco!
Ao João Falcão, da Vinitur e um dos responsáveis por esta deliciosa viagem, a paradinha nos posts foi em função da gripe que me pegou! Mas já estou bem melhor ... tanto que fiz 2 posts hoje!