PORTUGAL - DÃO - 7º DIA DE UMA VIAGEM - CASA DE SANTAR

22/02/2012 15:18

Quando penso que já vi tudo de bom em Portugal, fico surpreso com o desenrolar de novo dia ...
Largamos o Douro para trás e partimos para o Dão em direção a Vizeu para conhecer a Casa de Santar.
No meio do caminho um pit-stop para tomar um expresso e comer um pastel de nata, que ninguém é de ferro!


Depois de uma hora de viagem chegamos ao nosso destino: um solar dos séculos XVII e XVIII (foi construído em duas etapas), encontra-se rodeado de jardins que conduzem a labirintos de flores e às imponentes adegas perfeitamente integradas ao conjunto arquitetônico da propriedade. É um dos produtores de referência da região do Dão e os seus atuais proprietários assumem-se como guardiões de uma tradição de 400 anos sem descuidar da inovação e da busca da qualidade. Em volta da propriedade a vida parou ... cidadezinha tranquila praticamente sem carros e uns poucos habitantes se dão ao trabalho de sair de suas casas para caprichar no bronzeado (está frio, mas com sol).




Deixando os ¨novos amigos" curtirem o sol, vamos à visita.....
Fomos recebidos pelo Osvaldo Amado (Chief Winemaker da GlobalWines) e pela Ana (Diretora de ...tudo .... ela recebe, acompanha, explica, corre pra lá, vem pra cá, parece que trabalha em New York, tamanha a sua disposição), que nos levaram à uma sala para degustarmos os vinhos .... na Casa de Santar tudo tem história. Em cada cantinho, parede, há um brasão, um móvel de época, um detalhe ...



Osvaldo começou a detalhar todos os vinhos que são produzidos (Quinta de Cabriz, Casa de Santar, Paço dos Cunhas de Santar, Grilos, Quinta das Tecedeiras, Sá de Baixo, Quinta do Encontro, Martin Joannes Gradil, Monte da Cal, Quinta da Lourosa, ViniBrasil - no Vale de São Francisco), além dos vinhos super-premium, azeites e bagaceiras. Obviamente não degustamos todos senão não conseguiria escrever hoje!





Após as degustações fomos almoçar no Restaurante Paço dos Cunhas de Santar, dos mesmos proprietários e tivemos:

Pães Caseiros e Azeite da Propriedade

 
Morcelas Fritas em Cama de Purê de Maçã, Rúcula, Flores e Redução de Balsâmico

 
Filé de Javali com Castanhas e Aspargos Grelhados

 
Enroladinho de Massa Fillo recheada com Creme de Amêndoas,  Coulis de Abóbora e um Creme Levíssimo de Maracujá, que foi acompanhado por um Outono de Santar Vindima Tardia Branco
 
 
 
Após o maravilhoso almoço só nos restou dormir ..... NÃOOOO!!! Fomos conhecer as vinhas, tanques de fermentação, barris de carvalho, etc, etc, etc. Juntou-se a nós a Cecília Monteiro, responsável pela Casa de Santar "Gourmet" que nos mostrou todo o resto da propriedade. Vejam as fotos e tirem as suas conclusões!
 
 

 
Pensei que eles iam dar as panelas de brinde .... não  rolou!!!



 
Cecília e Quecível ....

 
O guardião da propriedade: Mondego.





 
 
Sem palavras para descrever o dia de hoje. Xiiiiii, esqueci da Ana .... olha ela aí!!!!
 
 
Obrigado Ana, Cecília e Osvaldo - foi um dia inesquecível !!!!
 
Ainda vamos sair hoje para jantar. Se for bom conto para vocês amanhã!
 
Resolvi contar hoje! Fomos jantar no Restaurante O Cortiço, situado bem no coração da Zona Histórica de Viseu. Dom Zeferino, seu fundador, andou pelas aldeias da região pesquisando com os velhos os usos e costumes da região. Destas pesquisas resultaram pratos que diariamente fazem parte da diversificada ementa (menu), merecendo destaque:
  • Bacalhau podre apodrecido na adega
  • Polvo frito tenrinho como manteiga
  • Rojões com morcela como fazem nas aldeias
  • Feijoada à moda da criada do Senhor abade
  • Vitelinha na púcara a lavrador
  • Coellho bêbado três dias em vida .... e por aí vai!
Escolhemos só dois pratos: Arroz de pato à maneira antiga e miminhos de porco - pratos muito leves para o jantar.
 


 
Antes eles servem de entrada umas feijocas - tipo uma mini-feijoada com feijão branco enormes, parecendo uma fava, morcelas, queijo, presunto e chouriças!

 
 
 Vou tentar dormir !!!