PORTUGAL - GUIMARÃES - 4º DIA DE UMA VIAGEM - O VICTOR

19/02/2012 15:13

Café da manhã correndo no hotel (pois me atrasei) para uma visita guiada pelo Xará (excelente guia que está nos acompanhando) a Guimarães, cidade Patrimônio da Humanidade e Capital da Cultura 2012. Cidade berço de Portugal, Guimarães é uma cidade cheia de histórias. Para os portugueses, Guimarães tem um valor simbólico muito especial pois foi num campo próximo dos muros do seu castelo que D.Afonso Henriques em 1128 iniciaria o percurso que levaria à construção do reino de Portugal. Além do Castelo do 1º Rei de Portugal, do Palácio dos Duques de Bragança, da Igreja de São Francisco, do Convento de Oliveira e do Palácio Municipal do séc. XVI, existem vários monumentos a serem visitados.
 





 
Pausa para um café e um cardeal (doce com três camadas de massa folheada, doce de ovos e uma fina camada de suspiro crocante por cima) na Supremo Gosto.
 
 
Após visitar outros monumentos partimos para a cidadezinha Póvoa de Lanhoso para almoçarmos no tão esperado Restaurante O VICTOR. Fomos recebidos pelo próprio Victor Manuel Peixoto, esbanjando simpatia no vigor dos seus 74 anos.
Após acomodados por ele e sua eficiente equipe, os aperitivos começaram a ser servidos com uma taça de espumante e uma rodela de laranja.
 



 
Ele não pára ... conversa com o pessoal de uma mesa, vai para a outra, sobe ao 2º andar, discute política com os fumantes que estão numa varanda. Não sei de onde tira tanta energia ... pode ser o costume de fazer isso durante 40 anos!
E aí vem a iguaria que ele tem o prazer de servir: Bacalhau Assado na Brasa com Batatas ao Murro! E-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r!
 

 
Jorge Amado, um dos apreciadores do restaurante disse: ".... não existe no mundo onde se coma tanto e tão bem quanto em Portugal. Não existe restaurante onde se coma melhor do que nesta pequena casa de pasto, escondida entre vinhedos e flores".
 
 
Necessário acrescentar o bom trabalho do assador/cozinheiro Mário Machado pilotando a churrasqueira .....
 
 
Pedimos todas as sobremesas para provarmos cada uma: pudim de pão, pudim de laranja, leite creme, torta de coco.





E aí está o Victor, o meu mais novo e querido amigo ....


Restaurante O VICTOR, merece várias visitas .....


Após o almoço fizemos uma visita a Braga, a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Foi fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta e conta com mais de 2000 anos de história.
Destaque para a Sé de Braga, a Igreja de Bom Jesus de Braga, entre outros ....