PORTUGAL - MINHO - 3º DIA DE UMA VIAGEM

18/02/2012 15:11

 

Em primeiro lugar gostaria agradecer a todos que acessaram os meus posts, pois ultrapassei a marca dos 5.000 acessos em "7 meses de vida".

Voltando a Portugal ..... continuamos nossa viagem em direção à região do Minho com uma agenda cheia pela frente. Começamos com uma visita a Soalheiro, sendo muito recebidos pelo casal Palmira e João Cerdeira que plantaram as primeiras vinhas de Alvarinho nos anos setenta. Devido às encostas envolventes de Melgaço, no norte de Portugal, tiveram o microclima ideal para a casta Alvarinho, partindo para a produção do Soalheiro. Aí estão o simpático casal e os vinhos degustados. Além dos excelentes vinhos, nasceu um outro projeto familiar na Quinta de Folga: a criação do porco Bisaro que está desde velhos tempos ligado à confecção dos produtos do Fumeiro de Melgaço (presunto, salpicão, chouriça de carne, chouriça de cebola, farinheira, alheira). Trouxe alguns para degustar, além de uma aguardente também produzida lá ....





Partimos para almoçar no Restaurante Adega do Sossego, que logo me pareceu muito bom em função da placa instalada na sua entrada e na quantidade de pessoas que estavam por lá (lotado).


Pães, azeitonas, abacaxi, presunto cru, bolinhos de bacalhau, croquetes de carne e queijos compunham o couvert ... complementados por alheiras e outros embutidos!


Serviram, então, o prato principal que foi um bacalhau de cebolada ... não precisa nem descrever, basta ver a foto abaixo! Fantástico!!!


Doido para comer uma sobremesa pedi uma torta de sorvete com uma cobertura de doce de ovos ....e W umas peras bêbadas!!!



Fotografei algumas curiosidades do restaurante ..... a indicação do banheiro


Um cartaz na porta de entrada ... (Estamos abertos, por favor rodar o fecho).


Como tínhamos hora marcada com o Anselmo Mendes, vinicultor consagrado português, nem descansamos e colocamos o pé na estrada  e fomos para a Zona Industrial de Penso conhecer os seus vinhos...
Antes de mostrar o que foi degustado na sua garrafeira, tirei algumas fotos do charme do lugar.



Degustamos uns 15 tipos de vinhos, ou mais! Anselmo, muito simpático e competente, nos fez provar todos os tipos de Alvarinho e Loureiro de sua fabricação - comparando as safras de 2011 com as de 2010. No final, me lembro que decantou uma garrafa de 2006 ... mas não me perguntem qual casta/tipo era pois devido à quantidade de vinhos oferecidos fiquei "prejudicado". Mais "prejudicado" ficou o J, mas isso é um post dos melhores momentos ao final da viagem .... CS ia adorar esta viagem!!!!
Papo vai, papo vem, Anselmo começou a nos contar que dá assessoria a vinícolas da serra catarinense e vai ao Brasil pelo menos 4 vezes por ano! E que adora o Sul do Brasil, principalmente Jurerê Internacional e Floripa. Aí estão a nossa guia e mestre IC com o "bom de papo" Anselmo!


Já caía a noite quando acabamos a degustação .... mas a atenção e o carinho que nos dispensou não tem preço!