PORTUGAL - SINTRA - 16º E ÚLTIMO DIA DE UMA VIAGEM

02/03/2012 20:51

Pertinho de Lisboa fica a cidade de Sintra com cerca de 25 mil habitantes. Além do Palácio Nacional de Sintra, atrações como o Palácio da Pena (construído no século XIX para Ferdinando, rei consorte de Maria II), o Castelo dos Mouros (do século VIII) e a Quinta da Regaleira formam o principal circuito turístico da cidade.
Se você quiser ver fotos tradicionais de Sintra entre no Google. Tentei tirar umas fotos que ninguém tirou, uma vez que o blog também está sendo elogiado pelas qualidades das mesmas (tenho que atender aos fãs ...rsrsrs).
















A vila de Sintra também é conhecida pelas suas especialidades gastronômicas, onde ganham destaque as célebres queijadas e os travesseiros, estes de história mais recente. E nesta tradição de Sintra, a Piriquita ocupa um lugar de relevo, e será o nosso pit-stop de hoje. 
As especialidades da Piriquita são, como não poderia deixar de ser, as famosas queijadas de Sintra e os travesseiros, que continuam “a ser feitos à hora de vender”. Os travesseiros da Piriquita são conhecidos em todo o mundo, sendo dos melhores representantes de Portugal. Milhares de travesseiros são vendidos todos os fins-de-semana A Piriquita é um dos ex-libris de Sintra, tendo um importante papel na gastronomia desta região, apresentando por isso altos padrões de qualidade, o que lhe é exigido por se situar num dos locais mais turísticos de Portugal. Esta qualidade e profissionalismo por parte dos trabalhadores tem permitido que esta casa se mantenha aberta ao longo de três séculos.
D. Leonor Cunha, dona e cozinheira da Piriquita é avessa a fotografia e mora no andar de cima da loja, sendo a primeira a chegar e a última a sair.



Muito simpática com a sua neta a tiracolo, nos explicou o processo de fabricação das queijadas e dos travesseiros que são feitos numa sala de pouco mais de 4/5 m2. São 7 funcionários na cozinha e como estava na hora de um grande movimento, resolvi deixá-la trabalhar em paz, mas tirei algumas fotos.







Indo a Sintra, não se esqueça de ir na Piriquita ....



Voltinhas pelo comércio e rumo ao almoço no escolhido Curral dos Caprinos para comer????? ovelhas, cabrito, bode ???? Não !!!! Lulas e camarões ..... não posso fazer nada!





E veio o prato principal .... e as sobremesas. Comida excelente, pessoal super simpático, brincadeiras em torno do jogo de futebol que vai acontecer daqui a pouco .... 






Não terminou; hoje é o último e a programação é intensa ... visita a última adega da viagem: Adega Regional de Colares, que é uma cooperativa com cerca de 50 filiados.
Antes de chegarmos tive que tirar uma foto desta placa ....

 
Esta Cooperativa, a mais antiga do país, exerce há anos uma função social de grande importância na atividade agrícola da Região de Sintra.


 
A exemplo da JMF os tonéis são feitos de madeiras brasileiras, principalmente o cedro, de 50 anos atrás



Obrigado ao Enólogo Francisco Figueiredo que nos recebeu com a maior boa vontade, não deixando nenhuma pergunta sem resposta.
Acabou aqui no blog, mas o último dia continua na Alfama, numa casa de fados (ora pois!) .... depois eu conto!
Amanhã acordo às 5:30 hs para ir para o aeroporto ....