PORTUGAL - VISEU - 8º DIA DE UMA VIAGEM - QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA

25/02/2012 15:23
 

Retomando as publicações que foram paradas por alguns contratempos, envolvendo inclusive preguiça ...
Pertinho do Hotel Pestana, em Viseu, existe uma pequena padaria chamada Pão de Deus II (e não é que é de Deus mesmo!!!). No nosso pit-stop de hoje apreciamos uns Pastéis de Vouzela feitos numa massa tipo filo e recheado de doce de ovos é claro! O dono nos deu uma "aula" de como se fazia os danados dos pastéis. Veja também a foto do pão que é feito por lá - este tinha acabado de sair do forno ....




Partimos então para uma visita a uma queijaria artesanal para conhecermos a fabricação de um queijo da Serra da Estrela .... Preparem os seus corações!!!!
Fomos atendidos pelo proprietário Paulo Rogério Simões Figueiredo, da Quinta da Cobrançã (é assim mesmo que se escreve), em Oliveira do Hospital.

 
 
Em função do adiantado da hora não vimos a ordenha das ovelhas e fomos direto para a fabricação propriamente dita com a Jacinta e Alice "colocando a mão na massa". 



O queijo é coalhado pela flor do cardo, e tem uma pasta semimole, amanteigada. É considerado o melhor queijo de Portugal. Para receber a Denominação de Origem Protegida (DOP) vocês dêm uma olhada no Google ou Wikipedia que eles explicam tudo direitinho ....


Como sou um verdadeiro apaixonado pelo Queijo da Serra da Estrela aceitei prontamente o convite para "auxiliar" as meninas na feitura de um queijinho ... não podia deixar de fazê-lo!

 
O soro que vai escorrendo da mesa é armazenado, fervido e a sua nata é aproveitada para fazer requeijão. E o líquido que sobra é misturado com água e outros ingredientes para alimentação dos animais.

 

 
Os "queijinhos" passam por câmaras frias e ficam repousando para ser o que eles são: DELÍCIA, DELÍCIA!!!! (assim vc me mata - não resisti)... Muitas fotos para vocês babarem ....





Fomos então passear pela propriedade para conhecer as "meninas" que responsáveis pela iguaria. E aí estão elas:
 




Ao voltarmos um churrasco de ovelha com batatas fritas, caldo verde, salada, queijos, rissoles de camarões, bolinhos de bacalhau, arroz doce, "tijolada", etc, etc .... o carinho com que fomos recebidos é inenarrável .... eles fizeram questão de fazer um almoço com tudo aquilo que têm a oferecer! Nota dez!







Aqui em Portugal tem a seguinte rotina: os portugueses começam muito formais mas com o passar do tempo eles vão se soltando e, no final, parece que você os conhece há 30 anos ...
Ao final do almoço já se discutia a rivalidade Sporting x Benfica e as relações entre marido e mulher ....


Obrigado Paulo Rogério! Foi uma manhã r-e-a-l-m-e-n-t-e inesquecível (olha aí de novo)!!!!
Dali fomos para a Quinta da Pellada, de um dos mais reputados produtores da região do Dão - Álvaro Castro. As primeiras referências históricas que se conhece datam de 1570 e Álvaro herdou a propriedade em 1980, sendo o seu primeiro vinho o da vindima de 1989. A linha "Premium" dos vinhos da Quinta da Pellada são, desde longa data, um ícone dos vinhos do Dão.
O enólogo da Quinta, Luís, fez uma visita detalhada pela propriedade explicando cada etapa do processo de produção. Ao final foram degustados os vinhos Primus, Quinta da Pellada Touriga Nacional, Carrocel, PAPE, DODA ..... e muitos outros que não pude anotar pois estava com a maior gripe!

 
 
Paradinha na farmácia para comprar uns remédios e rumo ao jantar na casa dos pais da nossa guia e mestre IC. Vida dura ....
Jantar em casa de portugueses: muita conversa, muita comida, muito vinho, muita alegria, tudo muito!!!
Ao chegarmos já nos aguardavam uma mesinha de aperitivos com ... tudo isso aí de baixo ...


Continuou com broas de bacalhau que são assadas num forno com carvão ....



Ao chegarem as feijocas, eu pifei ..... estava sonolento, com febre, etc .... a sorte é que estava no jantar o melhor médico de Portugal - o Dr. ToZé - que vendo o meu estado, não só receitou-me alguns medicamentos, como me levou à farmácia e me deixou no hotel ... Muito obrigado, ToZé!!!! Já estou bem melhor hoje!!!!
Ahhh. Depois eu soube que ainda foram servidos o verdadeiro caldo verde e doces, muito doces. Ainda ganhamos amostras pequenas do verdadeiro azeite português!!! Obrigado também aos anfitriões - super simpáticos e acolhedores!!!!