RECIFE - OFICINA DO SABOR

23/01/2015 09:29

Ir a Olinda e não visitar o Oficina do Sabor é um erro imperdoável O restaurante do chef Cesar Santos proporciona uma bela vista do mar, os telhados do casario colonial, os quintais das casa vizinhas, além, é claro pelas fabulosas igrejas. Pena que todas as vezes em que estive lá o Cesar não estava; adoraria bater um longo papo com ele. A decoração é simples com objetos locais e da última vez que estive por lá não existiam os salões refrigerados com quadros e objetos à venda.

 

Da cozinha montada no centro do salão principal proporciona que todos os sabores se misturem e embriaguem o nosso apetite.

O restaurante existe desde 1992 e apresenta o que há de mais ousado em matéria de culinária pernambucana, utilizando sempre ingredientes naturais com um misto de ousadia e criatividade. A combinação de frutos do mar com ervas ou frutas aguçam o seu paladar e faz você imaginar o que tem na composição do prato.

Depois de fazer compras em lugares específicos, eu, DJ e PJ fizemos um 'pit stop' para ver o que Cesar tem de novo a oferecer. As excelentes caipirinhas 'gigantes' nos dão as boas-vindas.

 

E passamos direto para escolher as entradas que a fome nos apertava: cascão de siri – carne de siri ao leite de coco com cheiro verde e bolinhos de charque com macaxeira. Excelente início dos trabalhos!

Eu e PJ escolhemos  o polvo assanhado polvo ao molho de coco e requeijão, com pimentões vermelho e amarelo, arroz e batata sauté. Meu Deus! Acho que um dos melhores polvos que já comi. O coco e o requeijão não inibiram o sabor do polvo muito bem feito, que derretia na boca.

DJ, meio que forçada, 'escolheu' o bacalhau dourado, com alho, cardamomo, salsa, canela endro, cúrcuma, cebola roxa. Acompanhava um purê de grão de bico e um cuscuz com arroz e queijo - algo meio oriental com mistura de sabores regionais. Diferente, ousado, mas que não satisfez muito a minha companheira.

Sobremesa, alguma dúvida numa mesa com dois pernambucanos? Cartola! Como não gosto de banana, passei. Os suspiros foram ouvidos e sentidos.

Salve Olinda, salve Oficina e salve Cesar Santos!

PS: ainda levei o prato da Boa Lembrança para a minha coleção.

Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda-PE, Fone: (81) 3429.3331