RECIFE - PONTE NOVA

26/12/2013 18:07

Pense numa casa charmosa estilo art-nouveau misturado com a arquitetura recifense dos anos 60, no bairro das Graças, em Recife ... muito bem decorada, mas sem ostentação, dando aquele toque intimista para quem gosta de um local aconchegante para apreciar uma cozinha surpreendente.

E lá fui eu com a família J, em peso, para provar as delícias do chef Joca Pontes. Eleito várias vezes o chef do ano, ganhando prêmios como a melhor cozinha contemporânea ou como restaurante do ano ou como uma das 10 promessas gastronômicas do Brasil; já é parada obrigatória no mapa gastronômico de Recife.

Apresenta um cardápio enxuto, primando pela base técnica francesa  - "Au Pressoir", "Le Pré-Catelan", "Le Sept-Quinze" e "Ze Kitchen Galerie" -, e dando os seus toques regionais utilizando os produtos de pequenos artesãos gastronômicos que tem orgulho de trabalhar.   

Sua carta de vinhos é um dos destaques, com rótulos do novo e do velho mundo. A prova dessa paixão pela bebida pode ser conferida na adega, com capacidade para mais de 120 rótulos.

“A ponte não é para ir nem pra voltar, a ponte é somente pra atravessar, caminhar sobre as águas desse momento.” (Lenine e Lula Queiroga).

Começamos com um 'diverte boca': roltoloni de berinjela recheado com ricota e a própria polpa da berinjela ao forno, acompanhado de cestinha de pães que estavam quentes. Divertiu muito!

A mesa se dividiu entre o pescado para tiradentes: filé de peixe de sirigado grelhado, queimado na manteiga de manjericão, sobre creme de jerimum com gengibre, legumes e camarões grelhados, molho de amendoim e farofa do corredor. Acompanha, à parte um arroz jasmine, servido numa cumbuca.

Outros experimentaram o pescado maturo: filé de sirigado grelhado na manteiga de garrafa sobre feijão verde no pirão de queijo e vinagrete colorido “al dente” com lembrança de bacon, acompanhado de farofa de cebola queimada. O sirigado é um peixe nobre, característico pela espessura alta e pela cor branca. Tornou-se um dos preferidos do público nordestino, pelo sabor e pela maciez da carne. É um dos tipos de badejo, presente apenas nas águas do Nordeste. A execução do peixe estava fantástica - uma das melhores que já comi ... o feijão verde era uma explosão de sabores num ponto corretíssimo (excelente!)

Acompanhamos com um vinho branco português - Prova Régia Arinto 2011; a Quinta da Romeira pertence à Companhia das Quintas, grupo que visa extrair o melhor de cada terroir português. E é em Lisboa que a vinícola elabora vinhos brancos a partir da uva arinto, variedade que origina exemplares vibrantes, frescos e longevos, como este Prova Régia Arinto 2011.

Para adoçar os paladares escolhemos goiabada chique: bolo de rolo com compota de goiaba e gengibre, queijo coalho queimado e castanha assada, sorvete de tapioca com flor de sal e um capuccino aux fruits rouges: coulis de morangos frescos, amoras e framboesas, sorvete de baunilha e creme mascarpone coberto com crumble.

Papo gostoso, lugar aconchegante, bom serviço, comida maravilhosa. Quer mais?

Endereço: Rua do Cupim, 172 - Graças, Recife/PE - Tel.: (81) 3327-7226 - Horário: terça à sábado - a partir das 19h; domingo - de 12h às 15h30.