RECIFE - PROUVOT COZINHA. bar

25/01/2015 16:03

Indicado por nove entre dez chefs fui conhecer o Prouvot em Recife, dos irmãos paulistas Hugo e Julio Prouvot, aberto em dez/13. Ao saber que Hugo tinha trabalhado com o meu guru Laurent Suaudeau, a minha expectativa aumentou. Segundo leio nos sites de colegas, "os dois pensam juntos as receitas, mas no momento o caçula passa mais tempo entre as panelas, enquanto o outro se ocupa do salão e da administração do lugar". Não conheci nenhum dos dois ... mas fui muito bem recebido pelo sócio Flávio Marques, responsável pela gestão do negócio.

São três ambientes bastante informais, lembrando os bistrôs parisienses que não gastam dinheiro com decoração. Até que apoio esta ideia: se é para gastar, gaste na cozinha, oferecendo um conforto básico para os clientes sem muitos trics trics.

As opções diárias são colocadas num quadro negro e num pequeno impresso logo que você se acomoda; o menu completo serve de jogo americano para forrar a mesa - também achei uma excelente ideia!

Fomos um grupo de 5 pessoas almoçar, eu e demais todos com  mesmo sobrenome "J": T, P1, P2 e D.

De imediato notei que o meu guardanapo estava com uma marca de batom, e eu não tinha me maquiado! ... uma falha indesculpável! Se a "excelência é uma marca registrada dos Prouvot", acredito que ainda tenham muito o que melhorar.

Para dar as boas-vindas, foi servida uma terrine de foie gras (corrigindo: patê de fígado de galinha, depois de levar uma descompustura do sócio Hugo) com molho de tamarindo, flor de sal e pimenta concassée que estava perfeita na sua elaboração e com um sabor que me remeteu às mesas parisienses. Comi até as migalhas ...

Uma caipirinha de umbu-cajá acompanhou e me fez ficar feliz - perfeita!

Também tinha lido que sempre existia no menu diário várias opções de frutos do mar, mas naquele dia a única opção de mar era tilápia, no ceviche ou na salada.

Pedi então para provar o pastelzinho de caranguejo, que adoro, e gostei pra valer. Opa! Ao perguntar a T se ela tinha gostado, torceu o nariz e disse: muito leite de coco (continuando a descompustura do Hugo, a casa não trabalha com leite de coco), inibindo o sabor do bichinho! E me deu uma verdadeira aula de como preparar um legítimo caranguejo pernambucano, desde a sua temperança até o resultado final. Mas eu gostei!

P1 e D escolheram inicialmente o ceviche de tilápia com sunomono de berinjela e gergelim - achei bastante criativa a adaptação da receita clássica japonesa de pepino agridoce para berinjela.

Aí houve um 'apagão' de serviço e esperamos muito pela continuação do almoço.....

A escolha dos pratos principais das duas acima foi o mignon recheado com gorgonzola, fritas e vagem francesa com repolho sauté. D e P1 acharam extremamente forte o recheio de gorgonzola do mignon, separando o excesso no canto do prato.

T optou pelo nhoque ao pomodoro com parmesão e castanhas, não deixando nenhum vestígio para contar a história.

P2 encarou a gigantesca salada mista + tilápia grelhada. O povo pernambucano é bom de garfo ...

Depois de muito ler e reler o cardápio com as opções do dia, fiquei fora das sugestões e pedi o coração de mignon, pimenta verde e nhoque na manteiga, que estava bem feito (no ponto que solicitei) e delicioso. Pedi também para provar a famosa terrine de polvo e gostei muito.

 

De sobremesa, selecionamos duas para provar: o bolo de macaxeira, tamarindo, coco queimado doce de jaca e castanha e o pudim de leite e baunilha - ambas leves e excelentes, inclusive na mistura dos ingredientes.

 

Um expresso ecológico Yaguara fechou o almoço.

O bistrô tem tudo emplacar, se já não emplacou, devendo a meu ver cuidar mais do serviço. Esse negócio de capa de revista, prêmios, etc, não podem e nem devem subir à cabeça dos sócios. E ao final do comentário do Hugo Prouvot: "Pratique mais a degustação e a escrita para fincar (sic) menos feio de um tipo maduro arrogante gls). Fazer o quê se não recebo dinheiro para dar a minha humilde opinião sobre os lugares que visito?

 

Prouvot Cozinha Bar

Endereço: Av. Herculano Bandeira, 287 – Pina – Recife/PE - Horário: Aberto de terça a sábado, para almoço e jantar. Domingo, somente almoço. Telefone: +55 81 3031 3221