REIMS - LE PRÉ CHAMPENOIS

11/03/2015 20:39
Estando em Reims, procurei na minha listinha 'a conferir' para ver aonde íamos almoçar. O primeiro da minha preferência estava fechado em pleno sábado. Optamos então em ir ao Le Pré Champenois citado nos guias franceses.
Localizado pertinho do Hôtel de Ville, a casa da dupla Stephanie e Laurent Wantelet tem uma decoração moderna em tons de bege e chocolate, mas discreta, confortável se você não sentar naquelas mesas de dois que parecem de 1/2 pessoa. A cozinha 'champagne-bourgeoise' se propõe a oferecer produtos sazonais, pratos criativos e saborosos. 
O restaurante estava lotado mas conseguimos uma excelente mesa de quatro ao fundo com um excelente tratamento na recepção. 
Logo de início uma 'amuse bouche' nos alegrou muito com uma sopa fria de petit pois com presunto cru e ovo duro ralado - perfeito para quem estava andando a horas e iria andar muito mais. Duas taças de champanhe também ajudaram a entrar no clima.
Pedidos feitos e nada .... depois de mais ou menos uns 45 minutos de espera, uma gentileza do chef com alguns folhados e pepinos com uma ricota, tipo "dá para eles não reclamarem e irem comendo alguma coisa".
 
Ao reclamar novamente o atendente disse que a culpa era do 'soufflé' pedido por DJ; ora, se fazer 'soufflé' demora por que não falou antes ...
Até que enfim chega o belíssimo "Le soufflé au fromage de Comté" como vocês podem ver na foto abaixo. DJ = feliz da vida!
'Le foie-gras de canard ratafia, un confit d’oignons rouges et ses toasts', eu escolhi. Mas o que é ratafia, você deve estar me perguntando? Resposta: é um licor obtido pela maceração com diversos ingredientes na 'eau-de-vie'. O foie-gras estava dentro do padrão, e o 'confit d'oignons' estava muito bom.
DJ optou por 'Les Quenelles de Brochet Comme à « Nantua », Champignons de Paris et Riz', que estava somente bom.
E eu vi um prato na mesa vizinha e cravei uma 'La Bouchée à la Reine préparée au poulet, veau, champignons et jambon de Reims, salade verte'. Um grande 'vol-au-vent' muito bem recheado e ótimo de sabor. Mas o que me deixou mais animado foram os dados de presunto de Reims que derretiam na boca. Aliás o presunto da cidade é diferente pois fica na salmoura durante uma semana, depois são desossados, desengordurados, mergulhados num caldo temperado com legumes e cortados em fatias grossas. O cozinheiro, em seguida, coloca as peças da carne em moldes metálicos retangulares forrados com geleia quente; após o enchimento do molde o presunto recebe uma nova camada de geleia e descansa na geladeira por mais 24 horas. Após desenformado é polvilhado com uma camada de pão ralado.
Não deu tempo para comer a sobremesa pois tínhamos agendado e pago uma visita a uma cave.
Tirando a demora ou não pedindo 'soufflé' o Le Pré Champenois merece ser visitado.
1, rue Jean-Jacques Rousseau - Reims - Aberto diariamente, exceto domingo e segunda-feira. Tel.: 03 26 24 27 15 - Site  :  www.leprechampenois.fr