RIO - ACONCHEGO CARIOCA

03/08/2014 23:34

Finalmente consegui ir ao Aconchego Carioca, da chef Katia Barbosa! Só ouvia e lia menções de melhor disso, melhor daquilo ... aí combinei com os filhos, nora e agregados bem-vindos (a família Troiano - F/S) e chegamos por volta do meio-dia deste domingo. Tão cheio já estava que só conseguimos uma mesa na saída das bebidas e na entrada exclusiva de funcionários.

É o que sempre falo e escrevo: não adianta ter uma excelente decoração se o serviço e a comida são ruins! Um sobrado antigo num ponto que não anima muito (Praça da Bandeira), tem comida boa desde 2006. E vai continuar tendo por longo período é o que desejo.

A decoração é a mais simples possível: redes de descanso, tipo nordestinas, penduradas nos tetos e placas de cervejas espalhadas pelas paredes; alguns objetos 'ajudam' a  incrementar a decoração.

 

O meu objetivo era comer bolinhos, principalmente o de feijoada, beber umas cachaças e algumas cervejas (a carta contém mais de 200 rótulos). O bolinho de feijoada vem recheado com couve e linguiça calabresa e acompanhado de torresmos sequinhos, batida de limão e gomos de laranja. Virou uma febre nacional a exemplo do dadinho de tapioca do Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP). Já vi fazer até no Mais Você!!! Todo mundo copia mas os originais nunca são derrotados!

Além dos bolinhos famosos, pedimos o PFinho que é um bolinho com massa de feijoada recheada com arroz e ovo de codorna cozido servidos com uma cambuquinha de carne moída; irreverente e genial, além de muito gostoso.

Ainda no quesito bolinhos experimentamos o de arroz da terra com carne de sol e queijo coalho, originário do Vale do Piancó, no sertão da Paraíba. Igualmente delicioso!

Passando para o quesito pastel não poderia deixar de comer o de camarão e o de carne de sol com catupiry. Massa leve com recheios ricos e abundantes.

Depois de vários chopes e caipirinhas de limão, caju e jabuticaba foram pedidos 'para terminar' bobó e escondidinho de camarão, além de outros bolinhos de feijoada.

"Não comer e não beber deixa as pessoas burras e mal-humoradas” (Simon Kusnetz). Não quer ficar burro ou mal-humorado? Vá no Aconchego Carioca e detone!!!

 

R. Barão de Iguatemi, 379 - Praça da Bandeira, Rio de Janeiro - RJ - (21) 2273-1035