RIO - ADEGÃO PORTUGUÊS - BARRA

14/12/2013 19:09

Inaugurado em abril de 1964, há 49 anos, no Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Adegão Português carrega a fama de ser um dos mais tradicionais restaurantes portugueses da cidade.

Várias vezes mereceu a minha visita pois é um lugar para ir de olhos fechados e provar o seu famoso bacalhau. Não conhecia o do Shopping Rio Design, na Barra, que desde 2005 faz a diferença e, em conjunto com os demais ali existentes, tornam o lugar um point do bem comer.

Os proprietários orgulham-se da visita ilustre do presidente Juscelino Kubistchek em 1967 e um quadro à entrada do restaurante com uma foto do evento nos dá as boas-vindas. Achei também um charme as paredes de pedras portuguesas.

Por sugestão da minha filha FGPM e do genrão PPMM fomos conhecer a novidade para nós. O local é bem simples para quem está na famosa Barra, discreto e acolhedor como todo restaurante português.

Começamos com os famosos bolinhos de bacalhau que realmente são os melhores do planeta. Para variar um pouco resolvi pedir uma porção do paio português defumado que veio maravilhoso - apenas sugiro que cortem mais fino ... um detalhe sem muita importância, mas que faria a diferença!!!

Dois pratos com bacalhau foram escolhidos:

Bacalhau à Lagareiro (assado no forno, ao molho de cebola e alho com açafrão, guarnecido com batatas novas ao murro e arroz de brócolis) - perfeito! Untuoso, com as cebolas e alhos no açafrão dando-lhes gostos excepcionais e uma cor deslumbrante - arroz com bastante brócolis, diferente de vários restaurantes que quase não o colocam ... perfeito!

As meninas pediram Bacalhau à Gomes de Sá (Lascas de bacalhau, refogadas no alho e na cebola em tiras, com batatas sauté, azeitonas e ovo cozido), igualmente sensacional!

O interessante é que eles dividem no cardápio o bacalhau em: forno, brasa, fritos, postas gratinadas, cozidos, lascas e desfiados. Tem para todos os gostos!!!

Para conhecer aceitamos o conselho do sommelier da casa que nos indicou um vinho branco DOC Duvalley, 2011, do Douro, elaborado com as castas Códega do Larinho e Rabigato . Casamento sem divórcio ...

As sobremesas - ahhhh as sobremesas portuguesas - vem numa bandeja com pequenas amostras do espetáculo. A vontade é provar todas. Me contendo escolhi um toucinho do céu e os demais pastéis de nata ... o que dizer? Excelentes.

Comi muitíssimo bem, companhia ótima, vinho ótimo, atendimento ótimo ... tudo ótimo!!!

Shopping Rio Design Barra - 3º andar - Tels.: (21) 2431-2958 - (21) 2438-1178 - (21) 3328-0906