RIO - BAR STUZZI

24/12/2011 12:37

O bar Stuzzi é especializado em stuzzichini, como são chamados os petiscos italianos. À frente da empreitada estão a restaurateur Luciana Almeida e o publicitário Alcebíades Azevedo, que se uniram em torno do projeto. Com arquitetura de Bel Lobo, o bar é decorado com garrafas penduradas no teto que, à noite, recebem iluminação e conferem charme ao espaço.


Quem assina o menu é a chef Paula Prandini, ex-Le Pré Catelan, que leva para o Stuzzi a experiência adquirida in loco na Itália, onde ficou 1 ano estudando e trabalhando após uma temporada no instituto de Paul Bocuse, na França. Em terras italianas, a chef estudou no ICIF, no Piemonte, e terminou a viagem trabalhando no Il Griso, duas estrelas Michelin, na Lombardia. Lá, conheceu os stuzzichini que, na Itália, são oferecidos aos comensais para abrir as refeições. O menu também recebeu consultoria do chef italiano Paolo Vertillo. O Stuzzi conta com uma adega com mais de 40 rótulos e um bar, de onde saem drinks exclusivos criados pelo barman Vitor Barros, também ex-Sofitel.


O local foi escolhido pela minha filha RG. O menu é bem estruturado apresentando várias opções e optamos em ficar degustando os stuzzichini.
Para acompanhar os drinques Yamí (vodka premium, molho de jabuticaba, graviola e limão siciliano) e Brasiliano (vodka premium, licor amêndoas, manga, hortelã, gengibre e Perfetto Lemone), pedimos um prato de antepastos (tábua de pães da casa, perpenata, abobrinha e berinjela em conserva),  uns grissinis de polenta com chutney de tomate e molho gorgonzola e um spiedini - espetinho - de queijo de cabra com pistache e parma com melão.



Continuamos com arancini (bolinho de risoto crocante rústico recheado): ragu de carne, camarão com Mascarpone e Parma com Provolone.


E finalizamos com bruschetta de funghi com Taleggio



 
E um canolo de burrata 
 
 
                       De sobremesa pedimos um crumble de maçã
 
 
 
 
 
Um bar de stuzzichini para ir sempre