RIO - BOULANGERIE GUERIN

16/12/2013 09:05

Quando morava no Rio, eu e muitos cariocas íamos nas padarias para simplesmente tomar um café da manhã composto de um pão na chapa e um cafezinho. Devorava aquele pão, ainda quente, com um pouco de manteiga e um café normal - às vezes comia dois pães numa padaria da Marques de São Vicente, ou se a fome ficava muito sofisticada aparecia pelo Garcia & Rodrigues. Já fazem 13 anos que estou em Brasília mas a saudade é contínua!

De lá para cá o número de padarias/lugares para um bom café da manhã se multiplicaram de forma avassaladora e, no Leblon, existem diversas opções. A mais badalada é o Talho Capixaba!

Assíduo leitor das notícias do Rio, vinha acompanhando a boulangerie do francês Dominique Guerin em Copacabana e estava disposto a conhecê-la quando li que havia aberto uma filial no Leblon. Não pensei duas vezes e ontem fui ver a novidade.

Ao entrar os aromas atiçam a sua memória gastronômica da França e emocionam! O balcão com fornadas de pães artesanais, doces, tortas, petits fours, macarrons parecem dizer: "me compre". Uma grande mesa no centro permite que 16 pessoas comam ali mesmo as suas delícias.

   

O simpático atendente Henrique tem a paciência de esperar o seu pedido. É difícil escolher entre tantas opções ...

Um croissant é imprescindível, um café também! Suco de laranja só de caixinha, um pote de geléia de morango vai bem. Um doce? Talvez! Um folheado de maçã quentinho complementa o 'petit déjeuner' ou uma bomba de chocolate? Os dois ...

Feito o pedido, espera-se ansiosamente a chamada do seu nome para pagar no caixa. A espera de quase 3 minutos é longaaaaaaaa.

É sentar, degustar e partir para o abraço, se divertindo com a Maria Antonieta no painel acima do balcão - "A Deslumbrante Festa Nas Nuvens" - e como é deslumbrante!!!

 

Dê um pulinho lá nem que seja para comprar uma baguete.

Boulangerie Guerin: uma padaria parisiense desde 1921 e ... carioca, desde 2012!

Av. Bartolomeu Mitre, 630, Leblon, Rio de Janeiro