RIO - CHURRASCARIA MAJÓRICA

11/09/2016 11:50

Ontem fui revisitar a Majórica, cinquentona de muitas saudades dos tempos que costumava frequenta-la. Diferentemente das demais churrascarias, é uma churrascaria à moda antiga sem rodízios, sem antepastos, sem comida japonesa, etc.

A decoração permanece a mesma, sem que o incêndio de 2012 afetasse muito o ambiente. Passou por uma reforma, deu a volta por cima e continua oferecendo um serviço à la carte, com porções generosas de carnes, tudo feito numa churrasqueira a carvão. Ainda lotada e barulhenta como deve ser qualquer churrascaria que se preza.

O serviço é impecável com os garçons das antigas, fardados ainda com coletes vermelhos e gravatas - rápidos, atenciosos e eficientes.

A linguicinha de entrada é a mesma de antigamente se é que as minhas lembranças gustativas ainda estão em plena forma. Um molho à campanha para escolta-las.

Éramos três (com JV e LF), e fomos já predeterminados a comer picanha fatiada com molho de manteiga queimada, farofa de ovo e batatas soufflées.

Do tempo que a frequentava o must era sair do centro da cidade e ir almoçar lá, pedir maminha de alcatra em fatias finíssimas que eram servidas sem parar até você dizer 'chega'. Não me lembro se já existia picanha nessa época - algo em torno de 1975/79. Mas a farofa de ovo já era a mesma, com a sua umidade característica e sabor inigualável. As batatinhas eram, também, as mesmas - infladas e deliciosas.

A picanha servida estava sensacional, no ponto solicitado e o molho idêntico ao que me lembrava. Uma deu para três e deliramos ao come-la!!!

Também estava meio que sem apetite uma vez que tinha comido um pastel de carne na Feira da Frei Leandro - Amigão, no Jardim Botânico.

Para terminar os verdadeiros 'profiteroles' ...

Valeu o 'revival' e passei a tarde dormitando e lembrando dos bons tempos que jamais voltarão. Fazer o quê?

Churrascaria Majórica

Rua Senador Vergueiro, 11 – Flamengo - Rio de Janeiro/RJ - Tel: (21) 2205-6820